Certificação Ambiental de Produto

declaração DAPc® Painel Sem Revestimento (TP116)

Declaração DAPc®
Painel Sem Revestimento (TP 116)

Declaración DAPc® Ultracoustic R

Declaração DAPc®
Ultracoustic R

Declaración DAPc® Panel Plus (TP138)

Declaração DAPc®
Painel Plus (TP138)

DAP

EPD SupafilEPD - Environmental Product Declaration

Declaração DAP® Supafil

Avaliação Ciclo de vida

Rótulos Ecológicos tipo III ou Declaracões Ambientais de Produto (Setor da construção):

Este tipo de rótulos são normalizadas através da ISO 14025 e facilitam a comunicação objetiva e comparável do comportamento ambiental dos produtos.

Pretendem fomentar a procura e oferta de produtos e serviços com um menor impacto ambiental. Baseiam-se na Avaliação do Ciclo de Vida do produto que se desenvolve segundo requisitos específicos.

A Comissão Europeia está a promover o desenvolvimento de Declarações Ambientais de produto no setor para assegurar o cumprimento da Diretiva CEE/89/106. A partir daqui surgiu a iniciativa de implantação de um sistema voluntário de rótulos ecológicos de produtos de construção.

Regras gerais do Sistema: definem-se os objetivos/a estrutura organizativa e as tendências de desenvolvimento, verificação e adaptação das Declarações Ambientais de Produto.

Lista de Categoria de Produtoslistam-se das categorias de produtos de construção; com base nessas categorias extrai-se a Avaliação do Ciclo de Vida do produto .

Regras de Categoria de Produto:  determina o tipo de Unidade Funcional a estudar, as categorias de impacto a considerar, as etapas do Ciclo de Vida a ter em conta e a qualidade dos dados que se podem utilizar.

Formato documento DAPc: é o modelo para expor os dados do produto e a entidade que realiza a declaração.

Conselho de Assessoria ou  Painéis Sectoriais:  o primeiro é um grupo de profissionais independentes peritos no âmbito da construção, da indústria e da metodologia e aplicação da ACV, que participa no desenvolvimento do sistema. Será encarregado de realizar a renovação dos documentos das DAP.
Os Painés Setoriais são formados por representantes de empresas e têm como função ser mecanismos de consulta e participação do setor industrial no processo de elaboração das regras de categoria do produto em questão.