SCE


Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE).
Aprovado pelo decreto Decreto-Lei n.º 78/2006, tem como objectivos:
 
  1. Assegurar a aplicação regulamentar, nomeadamente no que respeita às condições de eficiência energética, à utilização de sistemas de energias renováveis e, ainda, às condições de garantia do ar interior, de acordo com as exigências e disposições contidas no RCCTE e no RSECE;
  2. Certificar o desempenho energético e a qualidade do ar interior nos edifícios; 
  3. Identificar as medidas corretivas ou de melhoria de desempenho aplicáveis aos edifícios e respectivos sistemas energéticos, nomeadamente caldeiras e equipamentos de ar condicionado, quer no que respeita ao desempenho energético, quer no que respeita à qualidade do ar interior.

 

Escala processo de certificaçãoO SCE juntamente com o RCCTE e o RSECE, são os três pilares sobre os quais assenta a nova legislação relativa à qualidade térmica dos edifícios em Portugal e que se pretende venha a proporcionar economias significativas de energia para o país em geral e para os utilizadores dos edifícios, em particular. 

O processo de certificação envolve a atuação de um perito qualificado, que devera verificar a conformidade regulamentar do edifício no âmbito do(s) regulamento(s) aplicáveis (RCCTE e/ou RSECE) e classifica-lo de acordo com o seu desempenho energético, com base numa escala de A+ (melhor desempenho) a G (pior desempenho) e consequentemente eventualmente propor medidas para a melhoria do nível de desempenho energético. 

 
A aplicação do SCE esta de acordo com as seguintes data:

. 1 de Julho de 2008: início da aplicação do SCE a todos os edifícios novos, independentemente da sua área ou fim;
. 1 de Janeiro de 2009: inicio da aplicação do SCE a todos os edifícios novos ou existentes, independentemente da sua área ou fim

Certificação energética e Ar interior em edifícios
Torna-se evidente, que o novo conjunto de medidas (SCE ,RCCTE e RSECE) são mais severas no que se diz respeito as exigências térmicas da envolvente da construção que as versões anteriores aportando uma melhor perspectiva no que diz respeito ao conforto térmico e a  eficiência energética  das construções em Portugal.
 
Com uma política pesquisa e desenvolvimento constante, Knauf Insulation oferece uma amplia gama de soluciones em isolamentos termo-acústicos contra calor, o frio e o ruído, em prol do conforto, economia energética e qualidade de vida, quer em casa como em edifícios industrial / comercial. Tal gama de produto, cumprem largamente as exigências do RCCTE e RSECE e que foram testadas e certificadas em laboratórios acreditados (ENAC)

Informações adicionais:

http://www.adene.pt