Fachada ventilada

FACHADA VENTILADA

Fachada ventilada

Entre as várias soluções de fachadas que existem atualmente no setor da construção, a fachada ventilada é a que proporciona um maior grau de eficiência energética e conforto acústico, desde que a lã mineral seja incorporada como isolamento.

 

Este tipo de fachada caracteriza-se pela existência de uma câmara de ar ventilada, entre o isolamento e as peças de acabamento, resultante da colocação de uma subestrutura metálica fixada na parede exterior, a qual serve como base para suportar as peças de acabamento que atuam como segunda pele do edifício.  

A câmara de ar ventilada funciona por efeito chaminé, quando uma corrente continua ascendente de ar é criada por convecção, aquecida pela radiação solar que incide sobre o material acabamento.

Vantagens das fachadas ventiladas: 

  • Pontes térmicas: uma das principais vantagens da fachada ventilada é que o isolamento é contínuo, isto é, passa pela frente dos pisos e pilares, permitindo a eliminação de pontes térmicas. 
  • Evita condensações: a câmara de ar presente nas fachadas ventiladas facilita a evacuação de vapor de água do interior evitando assim o risco de condensações intersistémicas.
  • Melhora a acústica: a fachada ventilada permite atenuar a onda sonora graças ao alto grau de absorção da lã mineral do ruído exterior. 

Descarregar catálogo ULTRAVENT

sistema rainproof de fachada ventilada