BREEAM

BREEAM

BREEAM sellos mediambientales
SELOS AMBIENTAIS

Corresponde a um conjunto de ferramentas avançadas e procedimientos destinados a medir, avaliar e ponderar os níveis de sustentabilidade de uma construção, tanto na fase de projecto como em fases de execucão e manutenção, concluindo as particularidades de cada uma das principais tipologias de uso existentes (habitação, escritórios, edifício industrial, centros de saúde, escolas, etc.).

 

 

 

CATEGORIAS: 

  1. Gestão: Avalia as práticas de construção responsável durante a obra do edifício, procurando que os impactos gerados na construção sejam os mínimos possíveis. Além disso, permite projetar, planear e entregar edifícios acessíveis e funcionais.
  2. Saúde e bem-estar: Categoria orientada para o conforto dos utilizadores de diferentes pontos de vistas: iluminação natural e artificial, conforto térmico e acústico, qualidade do ar e acesso seguro ao edifício. 
  3. Energia: Promoção de edifícios que minimizem o consumo de energia operacional através de um design adequado, reduzindo assim as emissões de CO2.
  4. Transporte: Melhora a mobilidade das pessoas proporcionando alternativas distintas ao veículo privado e incentivando viagens a pé ou de bicicleta em áreas de estilos de vida mais sustentáveis. 
  5. Água: Redução do consumo de água potável em todos os usos de edifício, incentivando a reutilização de água. 
  6. Inovação: Permite o reconhecimento de melhorias no âmbito da sustentabilidade que não são recompensadas através de requisitos padrão. 
  7. Contaminação: Reduz e evita a contaminação provocada pelo edifício a partir de diferentes pontos de vista: o nível de emissões de gases com efeito de estufa e esgotamento de azoto, a contaminação dos próprios cursos de água provocados por inundações no local e a redução da contaminação luminosa e acústica. 
  8. Uso do Solo e Ecologia: Permite manter e melhorar o valor ecológico do local antes e depois da realização de obras de construção.
  9. Resíduos: Diferencia-se em duas partes: a gestão eficaz dos resíduos de obra e a gestão dos resíduos relacionados com o funcionamento do edifício. 
  10. Materiais: Especificação de materiais de construção com baixo impacto ambiental ao longo do ciclo de vida do edifício e um fornecimento feito de forma responsável.