
Dados de interesse geral
- Em edifícios com mais de 30 anos ou com isolamento insuficiente, considera-se aconselhável uma reabilitação térmica com a qual se possa atingir níveis de poupança de cerca de 50% da energia exigida para aquecimento e / ou arrefecimento.
- Tecnicamente, a reabilitação estrutural e / ou superficial de um edifício é considerada um desperdício económico-energético quando, no momento da execução da obra, a envolvente não é utilizada para intervenção térmica. Dado o seu contributo do ponto de vista da poupança energética e, consequentemente, económico, pode ser considerado um investimento de curto ou médio prazo.
Que sistemas de isolamento existem para uma reabilitação? Prós e contras?
Para determinar o sistema construtivo ideal para isolar a envolvente, é necessário conhecer a as suas particularidades (tipologias de fachada? Valor arquitetónico? Com ou sem câmara de ar? Pontes térmicas? Etc)
Temos três sistemas construtivos para isolar:
- Isolar pelo exterior: Esta solução elimina as pontes térmicas na frente da laje, pilares na fachada, entre outros, e aumenta a inércia térmica da fachada. Teremos que escolher corretamente o material isolante: pelo exterior recomenda-se o uso de isolante de célula fechada. Para evitar a condensação intersticial, é necessário instalar uma barreira de vapor na face quente do isolamento, sendo que existem materiais isolantes com a barreira incluída.
- Isolamento pelo interior: Esta solução é ideal quando estamos a trabalhar numa única casa e não no edifício em geral. Para evitar a condensação intersticial, é necessário instalar uma barreira de vapor na face quente do isolamento, sendo que existem materiais isolantes com a barreira incluída.
- Isolamento pela câmara de ar existente: Esta solução só será aplicável em fachadas com câmara de ar. Baseia-se na insuflação do material isolante no interior da câmara, aumentando assim a inércia térmica da fachada.
Como podemos constatar, temos várias possibilidades para melhorar o isolamento da nossa casa, bastando contactar profissionais para elaborar o estudo de otimização da procura, escolher o material correcto e garantir a sua correcta instalação. A partir deste momento começará a ganhar qualidade de vida e qualidade ambiental.
Reabilitar é Conforto Acústico Reabilitar é Saúde