People

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

By Susanna Farnés on April 06, 2021

É hora de combater a desigualdade em edifícios insalubres. A Covid-19 colocou os edifícios do mundo no centro das atenções para revelar desigualdades gritantes quando se trata de condições de vida e de trabalho pouco saudáveis.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a pandemia destacou como “algumas pessoas podem levar vidas mais saudáveis ​​do que outras ... Devido exclusivamente às condições em que crescem, vivem, trabalham e envelhecem”.

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e para comemorar a ocasião, a OMS adotou o tema “Construindo um mundo mais justo e mais saudável”, em que se pede aos líderes para melhorar o acesso aos serviços de saúde e “garantir que todos tenham condições de vida e trabalho conducentes a uma boa saúde”.

É um tema que ressoa profundamente com o compromisso de sustentabilidade da Knauf Insulation para criar melhores edifícios e também com as nossas principais áreas de especialização: a produção de soluções que melhoram os edifícios pela nossa saúde e bem-estar.

Como está a ajudar a Knauf Insulation?

Fazemos campanha por edifícios mais saudáveis

Na Europa, a Comissão Europeia pretende renovar 35 milhões de edifícios até 2030 como parte de uma "onda de renovação" em toda a UE.

Siân Hughes, a nossa Diretora de RH e Assuntos Corporativos do Grupo, afirma: “Este é um programa ambicioso que deve ser saudado como parte da recuperação verde da Europa no pós COVID-19. Mas é essencial que, à medida que os Estados Membros criam os seus programas nacionais de recuperação, dêem prioridade aos edifícios públicos que mais necessitam de renovação. É por isso que as nossas equipas de Relações Públicas na Europa estão a trabalhar com os responsáveis políticos nacionais para desenvolver planos que se concentram na melhoria das condições de vida dos mais vulneráveis, como blocos residenciais e as habitações sociais ineficientes do ponto de vista energético”.

Focamo-nos na renovação com qualidade

Quando se trata de renovar um edifício, dois elementos são vitais. Em primeiro lugar, é importante que se estabeleçam sistemas robustos de garantia de qualidade para assegurar que o trabalho executado e os produtos usados ​​atendam a especificações de alta qualidade. E, em segundo lugar, é necessário que se entreguem resultados quantificáveis ​​e auditados. Noutras palavras, se uma promessa é feita para melhorar as condições de vida, ela deve ser cumprida. A Knauf Energy Solutions trabalhou com dezenas de associações de habitação em toda a Europa na renovação de habitações sociais que oferecem renovações de eficiência energética mensuráveis.

Somos especialistas no bem-estar térmico

Na Europa, algumas das regiões com os rendimentos mais baixos e as taxas de desemprego mais altas são as mais afetadas por temperaturas extremas que afetam a capacidade das pessoas de manter as suas casas frescas ou aquecidas. “Consequentemente, a alta vulnerabilidade social da população sobrepõe-se com altos níveis de riscos para a saúde ambiental que resultam em resultados negativos para a saúde”, disse a Agência Europeia do Meio Ambiente. As soluções de isolamento da Knauf retêm o calor em climas frios e atuam como uma barreira ao calor externo em climas quentes.

Podemos reduzir o impacto da contaminação acústica

A OMS descobriu que a poluição sonora custa à Europa 40 mil milhões de euros por ano em termos de dias de trabalho perdidos, cuidados médicos, alocação de hospitais, diminuição da produtividade no trabalho e na escola, bem como desafios de aprendizagem. Os problemas de saúde incluem stress, distúrbios do sono e doenças isquémicas do coração. As áreas urbanas onde a população é altamente concentrada são inevitavelmente as mais afetadas pela poluição sonora, como tráfego, construção, vizinhança ou transportes públicos. As soluções e combinações de sistemas da Knauf Insulation são muito eficazes a absorver o som e melhorar o bem-estar acústico.

Entendemos a importância da qualidade do ar

De acordo com a Comissão Europeia, um elemento chave da desigualdade frequentemente associada a edifícios ineficientes é a "má qualidade do ar e exposição a produtos químicos e materiais nocivos". Além disso, a baixa qualidade do ar e a má ventilação podem afetar a produtividade em escolas e espaços de trabalho. A Knauf Insulation pode ajudar. Fomos a primeira empresa a receber a distinção Eurofins Indoor Air Comfort Gold pelas nossas soluções com EcoseTechnology, o rótulo mais abrangente para baixas emissões de produtos. Enquanto isso, a nossa lã Supafil também está livre da "Lista Vermelha" e a nossa lã mineral com Ecose Technology e a lã de madeira Tektalan estão certificadas segundo os exigentes padrões da etiqueta ecológica Federal Blue Angel da Alemanha.

Queremos mais espaços verdes

A desigualdade urbana costuma estar associada à falta de espaços abertos, poluição do ar, super aquecimento de prédios no verão e cimento sem fim. Na Knauf Insulation, queremos ver mais infraestruturas verde em todos os lugares. Temos conduzido uma campanha constante para colocar coberturas e paredes verdes no centro de futuros planos urbanos públicos e as nossas soluções verdes de Urbanscape® são excelentes para absorver a poluição do ar, as águas pluviais e o CO2, além de promover a biodiversidade. Além disso, ajudam a reduzir o efeito de ilha de calor, onde os edifícios são mais quentes do que as áreas periféricas e, em última análise, são mais bonitas que o cimento.

 

Para ler mais sobre como as nossas soluções podem melhorar a saúde e o bem-estar em edifícios, descubra como contribuímos para criar edifícios melhores.