Soluções Knauf

Achieve Zero Carbon for a better world

By Susanna Farnés
October 30, 2020

A meta de sustentabilidade 'Achieve Zero Carbon' (Alcançar Carbono Zero) tem por objetivo minimizar o impacto dos nossos produtos e das nossas fábricas.

A Knauf Insulation sempre se preocupou em poupar energia e reduzir as emissões de carbono em edifícios. Hoje, uma unidade de energia usada para fabricar um produto típico de lã mineral de vidro economiza 570 unidades ao longo dos seus 50 anos de uso.

E claramente isso tem um impacto ambiental positivo no longo prazo. Estimamos que, desde 2009, produzimos Lã Mineral suficiente para economizar um ano inteiro de emissões de CO2 na Bélgica.

Mas, é claro, não é o suficiente. Durante a última década, também trabalhamos duro para combater as nossas próprias emissões. Desde 2010, usando tecnologias mais limpas, melhores processos e trabalho em equipa, reduzimos as nossas emissões e uso de energia em 23%.

Agora temos de ser mais ambiciosos. A nossa nova visão de sustentabilidade For A Better World (Por um Mundo Melhor) torna essa ambição mais clara — Achieve Zero Carbon (Atingir carbono zero).

Pode ler os nossos compromissos de longo prazo aqui e como eles apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Mas a nossa prioridade mais urgente é atingir as metas concretas de curto prazo que estabelecemos para 2025.

Neste prazo, teremos reduzido a nossa pegada de carbono organizacional em 25%, investido 10% dos nossos lucros de capital em novos projetos para reduzir emissões e / ou resíduos de aterro e reduzido o carbono incorporado nos nossos produtos em 15%.

As nossas ambições para reduzir o carbono significarão o exame forense de todos os estágios dos nossos processos, incluindo como obtemos matéria-prima, os nossos processos de fabricação, embalagem e distribuição. Efetivamente, significará uma mudança fundamental na forma como fazemos tudo e estamos muito animados com o que o futuro nos reserva.

As lições que aprendemos ao longo dos anos guiam a nossa jornada para o carbono zero. Aqui estão alguns exemplos:

  • Na nossa unidade de Cwmbran, por exemplo, cortamos as nossas emissões anuais em 5.000 toneladas por ano, graças a nova tecnologia. Isso corresponde ao carbono emitido por 1,062 carros conduzidos por um ano.
  • A nossa fábrica de Visé, na Bélgica, foi uma das cinco principais empresas da região da Valônia a usar energia renovável em 2019, após a instalação de 6.000 painéis fotovoltaicos no local. Os painéis geram cerca de 2% da energia anual necessária à fábrica.
  • Procuramos escolher fornecedores locais que estejam próximos às nossas fábricas. Isso é importante em países vastos como a Rússia, onde toneladas de carbono são geradas pelo transporte de materiais ao longo de centenas de quilômetros.
  • Queremos usar menos combustível de veículos pesados (e produzir menos CO2). Então comprimimos os nossos produtos para obter mais embalagens por carga. Por exemplo, 5.800 metros quadrados de Lã Mineral Plus de 50 mm podem ser entregues num camião com 80 metros cúbicos de capacidade. A mesma quantidade de Lã Mineral de Rocha tradicional precisaria de 3,6 viagens.
  • Usamos ferrovias na República Checa em vez de camiões (economizando 424 toneladas de CO2 nos primeiros 15 meses ou o equivalente a 90 carros conduzidos por um ano) e estamos a usar hidrovias para entregas na nossa fábrica em Illange, França.

 

SOBRE 'FOR A BETTER WORLD'

A nova estratégia de sustentabilidade da Knauf Insulation, For A Better World, concentra-se em quatro objetivos principais: Putting People First, Achieving Zero Carbon, Delivering A Circular Economy and Creating Better Buildings.