Comfort and safety

Alcançar a excelência acústica nas salas de espetáculo

By Knauf Insulation
May 11, 2022

O especialista em acústica da Knauf Insulation discute a arte de refinar as paisagens sonoras do teatro após a abertura de um novo e impressionante centro cultural na Holanda.

O edifício Amare, no coração de Haia, é uma montra para alguns dos maiores talentos artísticos da Holanda e, tendo obtido a certificação  BREEAM Excellence, é também uma celebração da construção sustentável.

DesafIos acústicos únicos

O Dr. Anton Philipszaal e Lucent Danstheater, do Spui em Haia, deram lugar a Amare. O título provisório do projeto era OCC; Centro de Educação e Cultura. O edifício foi desenvolvido para utilizadores de ambos os setores: a Fundação Amare, a Residentie Orkest, o Nederlands Dans Theatre e o Royal Conservatory. Para atender a estes diferentes utilizadores, Amare inclui uma sala de espetáculos para as atuações do Nederlands Dans Theatre com 1.300 lugares, uma sala de concertos com 1.500 lugares para quando a Residentieorkest toca (ou 2.500 lugares em pé se houver um espetáculo pop), uma sala de ensaio com 200 lugares e para o Conservatório Real uma sala de espetáculos com 600 lugares. E depois há os estúdios de ballet e as várias salas de aula e estúdios do Conservatório.

 

ACÚSTICA SUBLIME

Acoustic Isolation On Stage Concert Hall The Hague Netherland Amare Cultural Complex

Naturalmente, como o lugar da excelência artística de classe mundial, era essencial que a acústica sublime estivesse à frente e no centro desde o início, com todos os detalhes orquestrados com soluções da Knauf e Knauf Insulation.

A combinação de utilizadores e atividades criou um grande desafio em termos de isolamento acústico; durante as aulas, ensaios e apresentações, todos esses utilizadores e o público não devem incomodar uns aos outros. Muitas das paredes eram muito grossas, algumas com até 12 metros de altura, muitas paredes divisórias sem carga tinham que ser facilmente móveis, nenhuma superfície do teto era completamente reta e todos os elementos acústicos tinham que se poder mover sem causar fuga de som. Além disso, de acordo com as ambições de economia circular da Amare, os materiais deveriam ser recicláveis ​​ou reutilizáveis.

O estúdio de arquitetura NOAHH | Network Oriented Architecture quis resolver isso com divisórias leves, especialmente nos três andares superiores que se destinam ao Conservatório. Há muitos estúdios nessa secção e os arquitetos Patrick Fransen e Pieter Benschop esperam que a flexibilidade possa ser útil no futuro. "Os utilizadores provavelmente descobrirão as coisas que desejam de forma diferente ao longo do caminho. Se desejarem alterar o layout, as divisórias leves que não suportam carga são, obviamente, ideais."

O Building Information Modeling (BIM) foi usado extensivamente, com mais de 300 medições acústicas feitas para cada parede e espaços gigantes de mock-up, abrangendo dois andares para testar diferentes soluções. Além disso, os elementos pré-fabricados do telhado tiveram que ser criados fora do local e montados no recinto de arte onde foram instalados 20.000 m2 de painéis Knauf.

 

EXPERIêNCIA UNIDA PARA ATINGIR OBJETIVOS

 

Enquanto isso, a Knauf Insulation e a Knauf Solutions personalizaram as paredes para requisitos acústicos específicos com 100.000 m2 de lã mineral de vidro.

Este projeto histórico reuniu a experiência da Knauf Insulation, do Grupo Knauf, designers acústicos LBP|Sight, dos arquitetos do NOAHH Network Oriented Architecture, bem como do consórcio de construção Cadanz.

Maro Puljizević, Gerente de Projeto Acústico da Knauf Insulation no Departamento Central de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, diz que Amare não é apenas um centro de excelência artística, mas também uma celebração da conquista acústica. “Num espaço de teatro, todos os membros do público devem ser capazes de ouvir uma performance com clareza e é por isso que criar o melhor ambiente acústico é uma arte em si que molda a luz e a sombra do som combinando diferentes espessuras de lã mineral com o mais eficaz painéis e espaços acústicos”, diz. “Se não colocar isolamento suficiente, o espaço produz eco; se colocar muito, o espaço é abafado.”

Maro Puljizević Knauf Insulation Acoustic Project Manager R&D

tributo à arte da ENGENHARIA acústica

Há a geometria do espaço, os tapetes, os assentos e encontrar o equilíbrio e a otimização certo para cada solução. Cada superfície contribui para o desempenho acústico, por exemplo, os projetos das varandas não são apenas esteticamente agradáveis, mas também desempenham um papel na dispersão do som, por isso é essencial combinar soluções usando diferentes espessuras de lã mineral, cavidades de diferentes tamanhos e diferentes tipos de painéis.

Acoustic Challenges Seat Arrangement Auditorium Atlas Theatre Netherlands

Os teatros oferecem centenas de desafios acústicos únicos, diz Maro. Por exemplo, o número esperado de pessoas na plateia definirá o volume, o volume definirá como os assentos serão organizados. O palco inevitavelmente desempenha um papel impactado por elementos motorizados, cortinas, cenários ou espaços de 360 ​​graus que precisam de requisitos específicos, os membros da orquestra precisam se comunicar entre si e serem ouvidos pelo público, etc.

Os consultores acústicos constantemente equilibram e re-equilibram os níveis de absorção, reflexão e difusão do som para refinar uma experiência quase perfeita. As apresentações geralmente são gravadas para a posteridade, então não há espaço para acomodar ruídos estranhos de, digamos, um cano de água externo ou unidades de ar condicionado.

“Como vimos em Amare, os desafios de um teatro são extraordinários e muitas vezes podem levar anos para se ajustarem”, diz Maro. "É por isso que é melhor usar um sistema que possa estar envolvido em todas as etapas do processo, desde o projeto dos sistemas acústicos e o suporte técnico online com os arquitetos e a equipa de arte, até ao fornecimento e instalação das soluções."

 

A Knauf Insulation tem soluções de som para melhorar o desempenho acústico em cada tipo de teatro e toda a experiência necessária para tomar uma decisão informada.

A nossa placa DRS Sound Supreme foi especialmente desenvolvida para o núcleo de isolamento de portas de madeira e é popular entre os locais

• A nossa lã mineral de rocha é frequentemente utilizada como núcleo de painéis sandwich em paredes divisórias e elementos de cobertura devido às suas excelentes propriedades de isolamento acústico.

• A nossa lã mineral de vidro é leve, fácil de instalar e oferece excelente isolamento térmico, bem como desempenho acústico excepcional.

O nosso isolamento acústico em Lã de Madeira Heraklith é fácil de instalar e feito com materiais naturais sustentáveis. É particularmente popular em teatros e outros locais porque a superfície irregular da madeira espalha o som igualmente em vez de devolver o som como um reflexo no espelho. Este tipo de superfície evita o clássico problema acústico de expor ao som membros limitados da audiência.

• A nossa Lã Soprada SUPAFIL® é ideal para novos edifícios, renovações e para edifícios pré-fabricados com uma gama de aplicações de parede de câmara. bem como hotéis acusticamente exigentes.