#BuildingResilience

Green Building Week

By Susanna Farnés
September 20, 2021

World Green Building Week é a campanha mais ambiciosa organizada pelo WorldGBC, com foco em três áreas de #buildingresilience: mudança climática, pessoas e economias. A Knauf Insulation, membro ativo da WGBC, está comprometida com a construção sustentável por meio das suas soluções térmicas e acústicas.

BUILDING RESILIENCE por um MUNDO SUSTENTÁVEL

À medida que o mundo faz a contagem regressiva para a Conferência sobre o Clima, COP26, em novembro, em Glasgow, os líderes mundiais refletem sobre o fato de 2020 ter sido o ano mais quente já registado, com os avisos de clima extremo mais severos do que nunca.

De acordo com o último relatório de cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a atividade humana está a mudar "inequivocamente" o clima de maneiras sem precedentes, descobertas descritas como um "código vermelho para a humanidade" pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

 

36% das emissões da Europa são causadas por edifícios

O que podemos fazer? O relatório deixa claro que, a menos que haja reduções fortes e sustentadas nas emissões de gases de efeito de estufa, “limitar o aquecimento a cerca de 1,5ºC estará fora de alcance”.

Na Knauf Insulation estamos comprometidos com uma estratégia de sustentabilidade para um mundo melhor, uma mensagem que estamos a destacar durante a Semana Mundial da Construção Verde, que se concentra em #BuildingResilience para as mudanças climáticas, pessoas e economias.

David Ducarme, Diretor de Operações do nosso grupo, que contribui para as mesas redondas da semana, afirma: “Como os edifícios são responsáveis ​​por 36% das emissões de carbono na Europa, temos feito constantes campanhas para que a renovação energética dos edifícios esteja no centro da ambição da União Europeia para até 2050 de ser o primeiro continente com carbono zero."

 

edificios sostenibles #buildingresilience

E qual a importância de #buildingresilience?

Cambio climático en #buildingresilience
People en #buildingresilience
Economies para #buildingresilience

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Um ambiente construído de forma resiliente combate as mudanças climáticas, permitindo energia limpa e acessível.

PESSOAS

As dimensões sociais de um ambiente construído de forma resiliente podem proteger as comunidades ao abordar questões de equidade e justiça climática.

ECONOMIA

Um ambiente construído de forma resiliente cria empregos verdes e apoia a renovação de recursos e sistemas naturais.

A reabilitação requer foco na qualidade

"Espera-se que o mercado da reabilitação acelere rapidamente. Na Knauf Insulation, acolhemos com satisfação os planos da Comissão Europeia para renovar 35 milhões de edifícios até 2030, reformar 3% de todos os edifícios públicos a cada ano e canalizar receitas. Do regime de comércio de direitos de emissão para projetos de ação climática, como iniciativas de reabilitação.

"No entanto, é essencial que o trabalho de reabilitação e os materiais de alta qualidade forneçam o desempenho real pelo qual os clientes estão dispostos a pagar com confiança. Isso significa que tem de ser quantificável em termos de resultados antes e depois."

"Como podemos conseguir isso? Precisamos concentrar-nos na qualidade para criar um serviço no qual as pessoas possam confiar e garantir uma estrutura regulatória clara que reforce essa confiança."

Em 2019 criámos uma nova empresa, Knauf Energy Solutions, para obter uma compreensão mais profunda da reabilitação de edifícios e fornecer um balcão único que forneça mão de obra, padrões de instalação e materiais de alta qualidade que os nossos clientes de reabilitação merecem.

 

Padrões de reabilitação abrangentes

A nossa visão pode ser resumida em duas lições principais. Em primeiro lugar, a atenção aos detalhes durante uma reabilitação é crucial. Em segundo lugar, é vital medir objetivamente o resultado desse trabalho de reabilitação em termos de economia de energia e emissões alcançadas. Em outras palavras, garantir que os resultados de desempenho reais mensuráveis ​​entreguem um trabalho de qualidade.

Com base neste princípio, a revisão da Diretiva sobre a Eficiência Energética dos Edifícios na Europa no final deste ano oferece a oportunidade de introduzir uma norma de renovação abrangente e normas mínimas de eficiência energética para os edifícios.

Mas, mais uma vez, para garantir o sucesso de qualquer norma, é essencial confiar nos resultados da reabilitação e é por isso que a Knauf Insulation também exige um esquema de certificação harmonizada da UE para medidores de eficiência energética.

Na Knauf Insulation estamos comprometidos a alcançar zero emissões de carbono minimizando o impacto ambiental dos nossos produtos e processos de produção.

 

"Não temos escolha a não ser ser ambiciosos"

Para transformar estas palavras em ação, pretendemos reduzir o carbono incorporado nos nossos produtos em 15% até 2025, em comparação com o benchmark de 2019, que se reflete no nosso sucesso na redução de emissões em 23% na década até 2020.

Vincent Briard, o nosso Diretor de Sustentabilidade do Grupo, diz:

"Para atingir a nossa meta de carbono incorporado não temos escolha a não ser ser ambiciosos."

Desde a instalação de painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas para gerar energia verde no local até contratos de energia com fornecedores de energia "mais limpos" de fontes eólica, solar e hidrolétrica, examinamos todas as possibilidades para descarbonizar os nossos processos enquanto exploramos o potencial das fontes alternativas de energia do futuro, como hidrogénio e biogás.

"Também usamos mais material reciclado para a nossa lã mineral de vidro, que gera emissões mais baixas do que as matérias-primas virgens, e estamos a testar novos processos para reciclar o isolamento de sucata de locais de construção e demolição para alimentar os nossos processos de produção."

 

Estamos no negócio da sustentabilidade

A Knauf Insulation também está a investir 10% do gasto de capital geral em projetos de sustentabilidade que não ultrapassariam a barra de lucratividade da empresa se não fossem apoiados por um business casa que garantisse a redução de emissões ou redução de resíduos para aterros.

Vincent acrescenta: "Também nunca esquecemos que estamos no negócio da sustentabilidade e temos a responsabilidade de criar as melhores soluções possíveis de economia de energia. Na última década, a Knauf Insulation produziu quase 14 milhões de toneladas de lã de rocha mineral e vidro; a sua aplicação permitiu poupar o equivalente a mais do que as emissões anuais de carbono da Bélgica.

"Estamos orgulhosos do que alcançámos, mas, como aponta o relatório do IPCC, o momento é crítico. Podemos ter conquistado muito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Todos nós temos que agir agora por um mundo melhor. "