Com isolamentos e materiais de construção da Knauf e Knauf Insulation

Casas sustentáveis no BBConstrumat 2019

By Romina Duran
May 09, 2019

A Knauf e Knauf Insulation fornecerão isolantes e materiais de construção para casas sustentáveis que serão construídas na BBConstrumat.

 

 

A casa do Consórcio Passivhaus contará com a fachada ligeira Passivhaus, a primeira em Espanha e Portugal certificada com este padrão alemão, antecipando assim as exigências sobre os edifícios de consumo quase nulas aplicáveis a partir de 2020.

A feira Barcelona Building Construmat, que se realizará de 14 a 17 de Maio, na Fira de la Ciudad Condal, apostará mais um ano na sustentabilidade e eficiência energética, criando uma nova área de soluções sustentáveis BBPassive, em que a Knauf e Knauf Insulation terão um papel proeminente.

Ao percorrer este espaço de 457 metros2, o visitante terá acesso a duas casas passivas com soluções Knauf; uma construída pela empresa Arquima, com um sistema modular de estrutura de madeira e outra, uma Tiny House, construída pelo Consórcio Passivhaus.

Os promotores destas casas escolheram a Knauf e a Knauf Insulation como fornecedores oficiais dos materiais de construção e dos isolantes térmicos e acústicos necessários para realizar estes projetos.

A empresa Arquima, especializada em construção industrializada de casas, utilizará nesta casa de 70m2 madeira procedente de florestas criadas de forma sustentável que, juntamente com o isolamento de lã mineral de vidro da Knauf Insulation, irá favorecer a eliminação de pontes térmicas. "Esta casa é um projeto real que será certificado pelo Passivhaus Institute e que depois do Construmat será realocada definitivamente em Vigo de Sanabria, em Zamora, uma zona fria que requer isolamento de baixa condutividade térmica, material que a Knauf Insulation fornece", explica José Antonio González, CEO da Arquima.

Por outro lado, na casa da Arquima também serão utilizadas as placas de gesso da Knauf. As divisões interiores serão feitas com o produto Knauf Diamant, uma placa versátil com seis propriedades em uma (resistente ao impacto, à prova de água, à prova de fogo, acústica, flexível e suporta grandes cargas de peso). Os tetos, no entanto, serão solucionados com a placa Knauf Standard. "Ambas as placas contribuem para um habitat saudável, as suas emissões de COVs (compostos orgânicos voláteis) estão classificados com A+, de acordo com o selo ambiental francês (Émissions dans láir intérieur)  e, além disso, apresentam o selo IBR emitido pelo Institut für Baubiologie Rosenheim GmbH; soluções que encaixam perfeitamente nos projetos únicos de estrutura de madeira da Arquima", especifica Pablo Maroto, diretor de Marketing da Knauf.

No que diz respeito à casa Tiny House que será construída pelo Consórcio Passivhaus, uma associação de empresas que conta com mais de 30 produtos com este certificado internacional, a Knauf fornecerá a fachada ligeira Passivhaus, a primeira em Espanha e Portugal certificada com este padrão, antecipando assim as exigências dos nZEB (edifícios de consumo quase nulo) aplicáveis a partir de 2020.

Este sistema, capaz de reforçar a hermeticidade de qualquer casa e prever poupanças energéticas até 80%, também reduzirá os tempos de execução da Tiny House até 27%, o que é fundamental em feiras deste tipo.

“Além dos altos desempenhos acústicos e térmicos, esta fachada ligeira permitirá ganhar até 8% da superfície útil interna da casa, pois reduz a espessura em comparação com os sistemas tradicionais”, destaca Oscar del Rio, diretor geral da Knauf Insulation Iberia.

Para além destas duas casas, também se construirá uma área sustentável no Barcelona Bulding Construmat, a casa passiva Evowall, feita com painéis pré-fabricados de betão.

Durante esta feira de construção internacional, a Knauf e a Knauf Insulation também irão expor os seus produtos sustentáveis no stand E61 da Plataforma de Edificação Passivhaus (PEP).