O Mural do Clima

Climate Fresk

By Susanna Farnés
February 13, 2024

A sustentabilidade está no ADN da Knauf Insulation, mas é um valor que também deve ser trabalhado e exige capacitação e atualização. Assim, no âmbito da sua estratégia “Por um mundo melhor”, a equipa de colaboradores participou no “Climate Fresk” (O Mural do Clima), um workshop colaborativo que sensibiliza para a complexidade das alterações climáticas e reflete sobre a importância das soluções de isolamento sustentáveis ​​fabricadas pela Knauf Insulation para construir um amanhã melhor.

“O Mural do Clima” é um workshop dinâmico que aborda os fundamentos das alterações climáticas de uma forma acessível, estabelecendo ligações entre problemas através de ligações causa/consequência. Com base no conhecimento científico apoiado pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), destaca as alterações climáticas como um fenómeno interligado que requer a integração de disciplinas científicas.

Em apenas três horas, este workshop, liderado por facilitadores internos ou externos credenciados, permite compreender os conceitos básicos e desafios das alterações climáticas, para poder agir, assumir responsabilidades e apoiar ações empresariais, neste caso a estratégia da Knauf Insulation "Por um mundo melhor." (For a Better World)

A facilitadora interna da empresa, Clara del Val, especialista do Departamento de Sustentabilidade da Knauf Insulation, orientou os participantes durante o workshop, com foco em transmitir a noção de que todos os problemas associados às mudanças climáticas estão interligados e derivam principalmente das atividades humanas, causando, entre outros fatores, um aumento na concentração de CO2 na atmosfera.

Climate Fresk
Climate Fresk

Objetivos

Os objetivos da equipa Knauf Insulation no “Mural do Clima” eram aprofundar os fundamentos das alterações climáticas e explorar desafios e soluções, dando um passo decisivo em direção a um futuro sustentável. “Através de um breve exercício realizado na segunda parte do workshop, propusemos diversas ações para combater as alterações climáticas, tanto a nível coletivo como individual. Cada grupo selecionou uma opção das propostas, viável no curto prazo, e comprometeu-se a realizar as primeiras ações correspondentes nas próximas semanas”, explica Del Val.

Para Oscar del Rio, Diretor Geral da Knauf Insulation, “foi muito estimulante ver a equipa perceber os desafios que temos pela frente e dizer em voz alta o que podemos fazer mais como cidadãos e também como colaboradores da empresa. A Knauf Insulation continuará a fazer a sua parte para capacitar a sua equipe na temática da sustentabilidade.”

“É essencial que a indústria e as empresas, sendo os maiores contribuidores, tenham plena consciência das alterações climáticas, para tomarem ações concretas e se comprometerem com um desenvolvimento mais sustentável. Por outro lado, para acrescentar otimismo, devemos destacar que temos cada vez mais leis que apoiam a nossa causa, destinadas a prevenir o ‘greenwashing’”, destaca Clara del Val.

Através do “Mural do Clima” os participantes passam a fazer parte de uma iniciativa global que mobiliza mais de 775.000 pessoas e reúne uma comunidade de cerca de 35.000 voluntários em mais de 50 países. Quase todas as delegações internacionais da Knauf Insulation tomaram consciência do grave problema das alterações climáticas através deste workshop.