Coberturas e paredes verdes - mais do que apenas arquitetura contemporânea

By mgamboa@polys.com.pt on June 04, 2021

O projeto dos edifícios evoluiu ao longo dos anos, mas a função dos edifícios permaneceu notavelmente constante: proteção, conforto, calor no inverno e frio no verão. Nos últimos anos, no entanto, o impacto ambiental dos edifícios e as soluções verdes estão a torna-se cada vez mais importantes.

Por que as coberturas verdes são importantes?

Para entender porquê é que as infraestruturas verdes se estão a tornar tão importantes como parte integrante da arquitetura contemporânea, temos de examinar os seus benefícios. Coberturas verdes vão para além do significado da arquitetura contemporânea e dá um novo valor ao papel dos edifícios no planeamento urbano.

ambiente

Elas são projetadas não apenas para trazer de volta o elemento natural em ambiente urbano mas também para fornecer soluções para questões importantes, como o efeito da ilha de calor urbana e a gestão de águas pluviais. Superfícies vegetais nas cidades ajudam a reduzir a quantidade de poluição perigosa no ar. Além disso, atuam como habitats artificiais para vários pequenos animais e insetos.

Espaços verdes, particularmente jardins, também se percebeu serem benéficos para a saúde e bem-estar dos mais velhos, especialmente aqueles que sofrem de demência. O departamento regional da Organização Mundial de Saúde na Europa recentemente elaborou um relatório a destacar como o aumento da vegetação urbana - como “árvores nas ruas, paredes verdes e coberturas” - em certas ruas europeias levou a taxas mais baixas de prescrições de antidepressivos.

Como funcionam as coberturas verdes? Funcionam qualquer clima?

As condições climáticas locais devem ser levadas em consideração ao planear soluções verdes. Os resultados podem variar de uma área climática para outra. No entanto, os estudos têm consistentemente confirmado que as coberturas verdes oferecem uma vantagem significativa em praticamente qualquer clima. Está confirmado cientificamente a capacidade das coberturas verdes de interceptar a poluição atmosférica e a radiação solar e trabalhar para facilitar o arrefecimento, observando diferenças significativas de temperatura à superfície.

E há muitos exemplos de infraestruturas verdes Urbanscape® em todo o mundo, que foram amplamente aprovados pela comunidade arquitetónica e pelos utilizadores que os encontram na vida diária:

retail park
EDIFÍCIO COMERCIAL EM RETAIL PARK

A nossa maior cobertura verde Urbanscape® está localizada em França - uma instalação de 8.300m2 que economizará quase duas piscinas olímpicas de águas pluviais todos os anos. Encontre aqui informações complementares sobre este projeto.

Informação completa aqui.

Fotos por Pikt’Air.
PAVILHÃO ESLOVENO NA EXPO 2020, NO DUBAI

O Pavilhão Esloveno e a sua estrutura Urbanscape® SemperGreen são únicos pelo seu impacto verde exuberante num ambiente desértico como o do Dubai, Emirados Árabes Unidos. Com uma superfície total de 460m², é de longe um dos maiores projetos na região do MEA. A Green Wall conta com cerca de 1.500 painéis de parede verde instalados (30 são feitos sob medida) e 45.000 plantas locais plantadas à mão, selecionadas pelo cliente.

Informação completa aqui.

 
eslovenia pavilhao
keneddy center
CENTRO JOHN F. KENNEDY PARA AS ARTES PERFORMATIVAS – “THE REACH” EXPANSION

Uma extensa cobertura verde, que se transforma numa extensa parede verde sem comprometer nem o projeto arquitetônico, nem a saúde das plantas. Uma área de mais de 6.000m² foi construída, aplicando placas Urbanscape® Green Roll e Urbanscape® ECOSE Technology® Green Wall. Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.

Informação completa aqui.

HUF HAUS SHOW HOUSE

As superfícies da cobertura ligeiramente diferentes criam uma assimetria quase imperceptível no exterior muito rítmico e rigoroso, que imediatamente chama a atenção. Em média, o Urbanscape® Green Roof System é muito mais leve do que outra cobertura verde regular, portanto, pode ser instalado também em construções leves e em telhados de formas e inclinações diferentes, o que a casa HUF “Ausblick” absolutamente tem, e onde os sistemas tradicionais de cobertura verde não podem ser instalados.

Informação completa aqui.

HUF HAUS Show House, Hartenfels, Alemanha
kennedy

Para saber mais, consulte os projetos de insvestigação Urbanscape® para obter mais informações sobre as possibilidades de otimização de coberturas verdes em qualquer clima e contexto.

 

Saiba mais sobre Soluções de Cobertura Verde Urbanscape® Green Roof Solutions e faça download do nosso catálogo.