Conforto e Segurança

Como a Knauf Insulation apoia uma nova era de avaliação da construção sustentável

By mgamboa@polys.com.pt on June 03, 2021

A indústria da construção na Europa deu um grande salto em frente com o lançamento de critérios harmonizados para a construção sustentável - e a Knauf Insulation está a trabalhar para ajudar os a maximizar este desenvolvimento empolgante.

Uma iniciativa da Comissão Europeia conhecida como Level(s) foi estabelecida para ajudar qualquer pessoa a compreender a sustentabilidade de um edifício, mostrando como medir áreas-chave, como o carbono incorporado do edifício, a circularidade no uso de recursos, eficiência energética e saúde e conforto ao longo de todo o seu ciclo de vida .

Agora, vários Green Building Rating Systems (Sistemas de avaliação de Edifícios Verdes) como BREEAM, HQE e DGNB, estão a harmonizar os seus parâmetros, métricas e dados técnicos em linha com o(s) Level(s) para que, ao falarmos sobre, por exemplo, 'carbono de todo o ciclo de vida' ou os parâmetros para ' resíduos de construção e demolição' sejam utilizados os mesmos indicadores, métricas e valores.

“Por que é isto importante? Bem, isso significa que todos estão a falar a mesma língua sem perder nada na tradução ”, diz Jean-Pierre Pigeolet, Manager de Sustentabilidade de Edifícios e Produtos da Knauf Insulation. “Por exemplo, alguém que compra uma casa ou aluga um escritório pode comparar se um edifício é mais sustentável do que o outro usando os mesmos indicadores e métricas. A harmonização Level(s) permite benchmarking, comparação precisa e igualdade de condições para todos. ”

 

Medir a descarbonização de edifícios na Europa

Antes desta harmonização potencial surgir, havia diferenças, por exemplo, sobre o que realmente constituía "emissões de carbono por metro quadrado de um edifício". Alguns estudo não incluíam o lobby, as escadas ou as salas técnicas nos seus cálculos de carbono, enquanto outros o faziam, criando uma distorção quando se tratava de comparar um edifício com outro. Essas diferenças devem ser eliminadas.

No panorama geral, a harmonização de padrões significa que todos estão usar as mesmas métricas - e os mesmos objetivos - para medir o sucesso da descarbonização em edifícios.

A União Europeia pretende ser o primeiro continente a ser neutro em carbono até 2050 e a redução do carbono dos edifícios desempenha um papel vital nesta ambição, uma vez que os edifícios são responsáveis por 36% do CO2 emitido na UE. O(s) Level(s) será(ão) a ferramenta principal usada para avaliar o quão bem-sucedido (ou não) isso é na realidade.

 

Como pode a Knauf Insulation ajudar?

A um nível prático, temos todas as informações necessárias para mostrar como os nossos produtos - além da eficiência energética - podem melhorar a sustentabilidade de um edifício em todo o seu ciclo de vida e como podem desempenhar um papel vital em três áreas principais dos Level(s) - carbono incorporado em todo o ciclo de vida de um edifício, materiais reciclados e recicláveis e saúde e bem-estar.

 

Medir o ciclo de vida completo do carbono: Verificamos de forma independente as Declarações Ambientais de Produtos (EPDs) que revelam em detalhes forenses o impacto ambiental dos nossos produtos e carbono incorporado em todo o seu ciclo de vida. Esses EPDs estão disponíveis para download em knaufinsulation.com e a lista é constantemente aprimorada e atualizada à medida que novos produtos são lançados.

Maximizar o material reciclado: A nossa lã mineral de vidro usa até 80% de garrafas de vidro recicladas e estamos a trabalhar em novas iniciativas para recilcar mais sucata dos nossos clientes de lã mineral de vidro e rocha.

"Construir" saúde e bem-estar: O nosso SUPAFIL®, o nosso Urbanscape® e recentemente a nossa Lã Mineral de Vidro sem revestimento com oECOSE Technology® foram todos certificados pela DECLARE na Europa. Isso significa que esses produtos são certificados de forma pública e transparente como livres de quaisquer produtos químicos prejudiciais à saúde que constam da Lista Vermelha do Living Building Institute. Além disso, a maioria dos nossos produtos são certificados ‘Gold’ para Indoor Air Comfort (Qualidade do Ar Interior), a classificação mais elevada do rótulo ecológico europeu Eurofins.

Como ganhar pontos no Sistema de Avaliação de Edifícios Verdes: Além disso, oferecemos fichas técnicas para download que mostram como os nossos produtos podem contribuir com pontos nos sistemas de avaliação de edifícios verdes mais populares, incluindo LEEDv4, DGNB, BREEAM e WELL.

 

O nosso papel no sucesso de Level(s)

 

 

KI CENTER

A Knauf Insulation está envolvida na iniciativa Level (s) desde o início e é emocionante ver como ela cresceu em influência e sucesso ao longo dos anos”, disse Jean-Pierre.

“Quando construímos o nosso Centro de Experiência de Isolamento Knauf na Eslovénia, Level(s) era aidna um projeto piloto e o nosso objetivo era atingir os mais altos níveis de sustentabilidade de construção possíveis, relatando os nossos resultados e progressos à Comissão Europeia.

“Também estivemos envolvidos no processo de consulta Level(S), ajudando a moldar a iniciativa ao longo dos anos. Por exemplo, contribuímos para incluir o conforto acústico na área que abrange a saúde e o bem-estar dos edifícios e esperamos incluir a segurança contra incêndios na iniciativa à medida que ela evolui ”.

A próxima etapa Level(s) é a introdução de uma nova ferramenta que permitirá a arquitetos, técnicos e qualquer pessoa preocupada com a sustentabilidade aceder a um banco de dados que compara edifícios sustentáveis em toda a Europa.

“Isso permitirá o início de uma construção mais sustentável na Europa por meio da fertilização cruzada de ideias e da comparação de projetos. Na Knauf Insulation, estamos ansiosos por esta excitante nova fase e pela construção de edifícios melhores em toda a Europa. ”

Para obter mais detalhes sobre como as soluções de isolamento Knauf podem melhorar a sustentabilidade do seu próximo projeto de construção, visite nosso site aqui.

Para ver como as nossas soluções podem ajudá-lo a ganhar mais pontos do Green Building Rating System aqui.

 

Imagem do topo do artigo : HUF HAUS Model House, Hartenfels, Germany