Como as inovações da Knauf Insulation tornam o mundo melhor

By Knauf Insulation on April 21, 2021

“Todos temos a responsabilidade de ser criativos e inovadores”, afirma Marc De Roeck da Knauf Insulation. “A inovação vai muito além da nossa empresa e indústria. Todos nós temos um papel a cumprir. Vivemos uma época de mudanças incríveis e temos de nos perguntar: O que é que o futuro reserva para mim? Que perguntas precisarão de ser respondidas no futuro? E como posso ajudar? ”

Como Diretor de Inovação do Grupo Knauf Insulation, Marc esteve envolvido na criação de produtos e processos que mantiveram a nossa empresa na vanguarda da inovação por duas décadas. E, como hoje é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação das Nações Unidas, ele está bem colocado para discutir como a criatividade e a inovação desempenham um papel vital na resolução dos problemas.

“A inovação não se trata apenas de novos produtos e sistemas, mas antes abrange todos os aspetos da nossa empresa, desde a excelência do cliente e dos processos de produção até à melhoria contínua e digitalização.”

O nosso compromisso por um mundo melhor

Então, o que o futuro da inovação reserva para a Knauf Insulation?

“Na nossa nova estratégia de sustentabilidade, assumimos o compromisso “For a Better World” (Por Um Mundo Melhor).  Então cada inovação que fazemos na Knauf Insulation tem que contribuir para esse compromisso”, diz Marc. “Cada inovação deve minimizar o impacto ambiental dos nossos produtos e fábricas, proporcionar uma economia circular, fazendo mais com menos e criando edifícios melhores e mais sustentáveis.”

Já existem muitas inovações da Knauf Insulation em preparação para atingir essas ambições. Estamos a introduzir uma tecnologia de fusão e criação de fibras  mais limpa nas nossas fábricas para reduzir as emissões, introduzimos esquemas de devolução para reciclar resíduos de lã mineral dos nossos clientes e estamos a estudar novos processos para reciclar resíduos de lã mineral de vidro de locais de construção e demolição.

Em termos de soluções, estamos a criar novos produtos de poupança de energia para o mercado dos eletrodomésticos, novas soluções de isolamento inovadoras com melhor desempenho térmico, acústico e ao fogo, novos conceitos de “Lã Soprada” e estendemos a nossa ECOSE Technology® à linha de Lã Mineral de Rocha.

Como é que ECOSE redefiniu o mercado

Em 2009 Marc esteve envolvido no desenvolvimento original da ECOSE Technology®, o nosso aglutinante revolucionário sem adição de formaldeídos. Quando a ECOSE® foi lançada nos nossos produtos de Lã Mineral de Vidro, marcou uma mudança radical para a indústria de construção e desde então ganhou inúmeros prémios pelas suas excelentes credenciais de sustentabilidade.

“Em muitos aspectos, ECOSE® foi um marco importante para a Knauf Insulation porque foi uma demonstração clara do nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, afirma Marc.

“A construção é muitas vezes considerada uma indústria reativa, em vez de criativa. Tradicionalmente, a regulamentação entra em vigor e a indústria reage. Não é o suficiente. Não foi o suficiente por muitos anos. Há muito tempo, a Knauf Insulation tomou a decisão consciente de ser inovadora porque acreditamos que não havia outra escolha. O sucesso do negócio depende da inovação. ”

installers, insulation installation, pitched roof insulation

Coberturas verdes, renovações pioneiras e ferramentas Ecológicas

Desde 2009, a inovação sustentável tem sido um impulsionador vital da Knauf Insulation, resultando em reduções de 23% do nosso gasto de energia e emissões relacionadas, uma redução em resíduos para aterro de 68%, para além da criação de produtos para construir melhores edifícios.

As nossas coberturas verdes Urbanscape continuam a ter sucesso em todo o mundo, a nossa empresa irmã Knauf Energy Solutions está a testar novas maneiras de tornar a renovação dos edifícios mais eficazes e as nossas novas ferramentas de Eco-Design em breve permitirão que os clientes entendam o impacto ambiental dos nossos produtos com apenas um olhar.

“Os valores de nossa marca são challenge.create.care”, diz Marc. “Este não é um slogan abstrato: estamos comprometidos em desafiar o pensamento convencional e em criar soluções inovadoras para um mundo melhor. Não vai acontecer da noite para o dia, mas cada inovação é mais um pequeno passo em direção a esse objetivo. Devemos comemorar cada conquista. ”