Sustainability

Construir sobre o êxito de sustentabilidade da Knauf Insulation

By Knauf Insulation
April 03, 2023

Na Knauf Insulation, a sustentabilidade sempre esteve no centro de tudo o que fazemos – as nossas soluções economizam energia e reduzem as emissões – mas estamos comprometidos em fazer mais.

 

O ano de 2022 foi caracterizado por eventos climáticos extremos, desde secas, inundações e ciclones a incêndios florestais, ondas de calor e tufões, bem como pela crise energética global causada pela invasão russa da Ucrânia.

Este também foi o ano para o qual o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas convocou o mundo a reduzir as suas emissões totais em 43% até 2030 para abordar a emergência climática e evitar uma catástrofe global.

Diante de desafios tão assustadores, é imperativo que todas as empresas acelerem a sua agenda de sustentabilidade.

O Diretor de Sustentabilidade do grupo, Marc Bosmans, diz: "Na Knauf Insulation, construímos o legado dos nossos sucessos de sustentabilidade e focamos em duas áreas principais: reduzir significativamente a energia usada pelos edifícios e melhorar o desempenho de sustentabilidade da Knauf Insulation".

Marc Bosmans

REDUÇÃO DA ENERGIA UTILIZADA PELOS EDIFÍCIOS

A nível mundial, os edifÍcios são responsáveis por 40 % do uso de energia e  33 % das emissões de gases de efeito de estufa e, como assinala o Fórum Económico Mundial, garantir que os novos edifícios sejam sustentáveis ​​e energeticamente eficientes será a chave para lidar com as mudanças climáticas.

“A maioria das tecnologias de que precisamos para tornar os edifícios mais eficientes já existe”, diz Marc. “Mas as taxas de renovação atuais são muito baixas, apenas 1% ao ano na Europa. Devem aumentar para 3% ao ano se quisermos atingir as metas do Acordo de Paris.

As reformas também não são profundas o suficiente, devido a uma série de fatores: não é um processo fácil, não há clareza suficiente sobre o desempenho pós-reabilitação e falta mão de obra qualificada.”

SOLUÇÕES DE REABILITAÇÃO

Estamos a abordar estes desafios de reabilitação de maneiras diferentes.

Por exemplo, há anos que fazemos campanha por mais renovação em toda a Europa. Estamos agora a intensificar o nosso trabalho para maximizar todas as oportunidades oferecidas pelas propostas da Comissão Europeia para impulsionar a mesma.

Também estamos a inovar numa gama de novos produtos e soluções que colocam a eficiência energética no coração dos edifícios.

Além disso, associámo-nos a um projeto pioneiro de encontrar novas formas de promover a reabilitação profunda de habitações unifamiliares.

E os nossos colegas da Knauf Energy Solutions estão a procurar fornecer a tão necessária clareza sobre o desempenho pós-reforma. A sua tecnologia pode medir o impacto de modificações e novas construções.

IMPULSIONAR A ECONOMIA CIRCULAR

Em 2020, a Knauf Insulation lançou a sua estratégia de sustentabilidade For A Better World com foco em impulsionar a economia circular e alcançar zero emissões de carbono.

Para atingir esses objetivos e fazer a transição para uma economia circular, precisamos de inovar. "Já introduzimos algumas mudanças na forma como trabalhamos", diz Marc. "Por exemplo, no passado, a Knauf Insulation tinha uma equipa de avaliação do ciclo de vida, que media o impacto ambiental dos seus produtos, e um freelancer da equipe de inovação que criava o produtos de amanhã. Hoje eles trabalham em estreita colaboração para que o impacto ambiental de um novo produto possa ser avaliado desde o início, incluindo design, mudança de uso e eventual desconstrução."

UMA REVOLUÇÃO NA RECICLAGEM

Outras inovações importantes também estão a definir o futuro sustentável da empresa. O ano de 2022 viu o lançamento da nossa fábrica RESULATION na Bélgica, que está projetada para reciclar os desperdícios de lã mineral de vidro necessários para fabricar novos produtos Knauf Insulation.

O uso de material que pode ser reciclado é menos intensivo em carbono do que o uso de processos que exigem a fabricação de produtos a partir de matérias-primas virgens. A nova unidade belga processa restos de produção de lã mineral de vidro das fábricas da empresa, sucata de obras e será capaz de processar resíduos de demolição de edifícios.

TRABALHANDO PARA A DESCARBONIZAÇÃO

“Outro elemento-chave para superar os desafios da descarbonização e alcançar as nossas metas ambiciosas é aumentar a velocidade com que entregamos resultados”, diz Marc.

“Passamos por longos ciclos de inovação nos nossos próprios processos. Algo foi testado numa fábrica e depois replicado quando atingiu a maturidade. Hoje precisamos de lançar uma série de desenvolvimentos paralelos que devem ser apoiados por dados confiáveis ​​e rapidamente disponíveis.

“Quando se trata de inovar em setores difíceis de reduzir, muitas das tecnologias necessárias provavelmente já estão disponíveis. No entanto, as empresas devem adaptá-los para atender aos seus próprios processos e requisitos de produto. Adaptaremos e readaptaremos a tecnologia para garantir que ela se adapte aos nossos processos exclusivos e atenda aos requisitos técnicos que estabelecemos para os nossos produtos."

OPERAÇÕES DE EQUILÍBRIO COM RESPONSABILIDADE

Por exemplo, até 2025, a nossa instalação em Visé, na Bélgica, terá reduzido as suas emissões de eletricidade incorporada em 95% como resultado da instalação de um novo moinho de vento e milhares de painéis fotovoltaicos, além do fornecimento de energia de empresas de serviços públicos. Também estão em andamento planos para substituir o alto carbono usado para alimentar a produção de lã mineral de rocha por sistemas elétricos que podem usar fontes renováveis.

UM ENFOQUE HOLÍSTICO

Não há ingrediente mágico ou solução rápida quando se trata de descarbonização. Como vimos, há muitos fatores a serem considerados.

“Essa transição é sem precedentes", diz Marc. "Realizar isso requer uma abordagem holística que abrange tudo, desde consciencialização até pesquisa e desenvolvimento, desempenho industrial, engenharia e financiamento.

Criar e manter o ímpeto ao longo desse processo é um papel fundamental para a nossa equipa de sustentabilidade.”

Ao trabalharmos juntos, tanto internamente quanto com os principais players do setor, podemos enfrentar os desafios que temos pela frente.

Investir em soluções que reduzem o carbono na nossa produção e criar melhores casas e outros edifícios beneficiará a todos nós.
Marc Bosmans, Knauf Insulation's Group Sustainability Director