8ª Conferência Passivhaus Portugal

Fachada leve certificada Passivhaus garante requisitos muito acima dos exigidos legalmente

By mgamboa@polys.com.pt on December 02, 2020

Com cada vez mais participantes e atenção pública, a 8ª Conferência Passivhaus Portugal, que decorreu dias 17, 19, 24 e 26 de novembro, trouxe muito interesse sobre a Fachada Leve certificada Passivhaus e sobre a renovada gama para fachadas ventiladas que a Knauf Insulation lançou: a Smart Facade. As questões técnicas, relacionadas com a montagem, bem como a sua eficiência térmica e acústica geraram a maioria das curiosidades, a começar pela componente legal.

"Os requisitos térmicos e acústicos da Fachada leve certificada Passivhaus estão acima da legislação atual porque os requisitos têm sido alterados (valor U tem estado continuamente mais baixo e por isso mais exigente) e a ideia é que quem construa em 2025 ou 2030 ainda esteja completamente a cumprir os requisitos". Esta foi a resposta a uma das muitas questões lançadas durante o workshop sobre a Fachada leve Passivhaus, apresentado por Irma Assunção, representante da Knauf Insulation, e Paulo Moreira, da Knauf. Com a sustentabilidade e eficência sempre em primeiro plano, a preocupação das marcas aquando da criação desta solução foi a de levar conforto e saúde aos habitantes dos edifícios, sejam eles para habitação própria ou escritórios.

"Este é um sistema totalmente adaptado à realidade da Península Ibérica, certificado para climas amenos, estando as espessuras de isolamento adequadas para que, em conjunto com os outros elementos construtivos da habitação, se possa atingir o padrão Passivhaus e por isso uma casa extremamente confortável", explicou Irma Assunção em resposta a mais uma das questões dos participantes. A leveza desta fachada permite-lhe ser uma solução ideal tanto para obra nova como para a reabilitação. Quem o escolhe conta com poupanças energéticas de 80%, ganhos internos de até 8% de superfície útil, total liberdade de design e os mais exigentes certificados de qualidade de ar interior EUCEB e Eurofins Gold.

O debate finalizou com algumas questões mais técnicas, relativas a pormenores de instalação e montagem, componente em que a Knauf Insulation presta todo o apoio em obra, para além de ter disponível neste web-site o catálogo desta solução com imagens e passo-a-passo para uma correta instalação. Pode visualizar a apresentação da Knauf e Knauf Insulation sobre a fachada ventilada Passivhaus no vídeo abaixo.

 

Para além do workshop, o stand da Knauf Insulation na conferência tem disponível um vídeo com a apresentação da nova gama Smart Facade para fachada ventilada, antiga Ultravent, com um novo véu e uma nova tecnologia de colagem da manta de lã mineral, bem como a solução ETICS com lã mineral de rocha Smart Wall FKD-S Thermal. De lembrar que este ano a Knauf Insulation alargou a utilização do aglutinante natural Ecose Technology, livre de fenóis e formaldeídos, à lã mineral de rocha

Nesta 8ª conferência Passivhaus Portugal decorreram um total 4 workshops com a participação dos 14 parceiros estratégicos da rede Passive House em Portugal, 4 sessões temáticas com apresentações de oradores nacionais e internacionais e uma exposição virtual com mais de 50 parceiros da rede representados.