Workshop Passivhaus

Fachada leve em destaque no workshop Passivhaus

By [email protected]
June 04, 2020

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes no workshop online do dia 2 de Junho, organizado pela Associação Passivhaus Portugal e pela Homegrid. Numa sessão conjunta com a Reynaers Aluminim e com a Zehnder, a Knauf Insulation apresentou as suas soluções de fachada leve com certificação Passivhaus e cobertura verde Urbanscape.

“O público participante era maioritariamente constituído por profissionais do setor – arquitetos, engenheiros e aplicadores -, pelo que a nossa prioridade foi conciliar a componente teórica e prática, de forma a demonstrar as vantagens e a facilidade de aplicação destas soluções sustentáveis que suportam o padrão Passivhaus”, explica Irma Assunção, responsável comercial da Knauf Insulation em Portugal.

A solução de fachada leve Passivhaus é o primeiro de sistema de fachada completo com certificado Passivhaus, uma tecnologia seca e amiga do meio ambiente com poupanças energéticas de 80%, ganhos internos de até 8% de superfície útil, total liberdade de design, certificado A+ de qualidade do ar interior, EUCEB e Eurofins Gold. O certificado Eurofins é o mais rigoroso em Qualidade do Ar Interior, sendo o patamar"Gold" o de maior exigência, que avalia critérios voluntários e coloca o produto entre aqueles com as melhores emissões do mercado.

Durante a apresentação foi também abordada a ECOSE Technology, uma  tecnologia de resina que já celebrou uma década, livre de fenóis e formaldeídos, alargada no ano passado também à lã de rocha. O último tópico foi para a cobertura verde Urbanscape, um sistema completo e tão leve que em seco pesa 20 Kg/m2 e saturado de água apenas 69 Kg/m2, com significativas melhorias térmicas e acústicas da cobertura, bem como poupanças energéticas. Permite reter e aproveitar as águas pluviais, reduzir o efeito de ilha de calor nas cidades e o CO2 presente na atmosfera, ao absorver 5Kg de CO2 ano por cada 1m2 de cobertura verde.

Os workshops Passivhaus continuarão a acontecer até dia 18 de Junho, com inscrições através do site da Associação Passivhaus Portugal.