Sustentabilidade

Fechando o círculo na construção

By Knauf Insulation
September 16, 2022

Responsável pela utilização de mais de 50% de todas as matérias-primas extraídas na Europa e por gerar mais de 35% de todos os resíduos, não há economia circular sem o setor da construção civil.

É por isso que a Knauf Insulation está comprometida em entregar uma economia circular, uma mensagem que destacámos durante o World Green Building Week (WGBW, siga em inglês).

Com o tema #BuildingforEveryone, a edição deste ano do WGBW enfatizará como a criação de uma economia circular requer o compromisso total de todos os setores, incluindo o ambiente construído.

Contudo, como explica Marc Bosmans, Group Sustainability Director de Knauf Insulation, fazer com que o setor adote os benefícios da economia circular requer uma grande mudança de mentalidade.

Precisamos de substituir a demolição, a dinamite e as bolas de demolição, pela triagem e reciclagem de matérias-primas, recuperando os resíduos no final do ciclo de vida de um produto e procurando novas formas de reciclar os resíduos de demolição.
Marc Bosmans, Knauf Insulation’s Group Sustainability Director

UTILIZANDO MAIS MATERIAIS RECICLADOS NOS NOSSOS PRODUTOS

Na Knauf Insulation, o nosso objetivo é fabricar a nossa Lã Mineral de Rocha usando mais de 25% de material reciclado externamente, incluindo resíduos de obras e "restos" da indústria siderúrgica. Também estamos a trabalhar para fabricar a nossa Lã Mineral de Vidro usando mais de 65% de garrafas e vidros reciclados.

Além disso, sempre que possível, devolvemos os resíduos gerados pela produção desses produtos ao nosso processo de fabricação.

Graças a esforços como esses, reduzimos a quantidade de resíduos que enviamos para aterros em 67% na última década.

REDUção de embalagens DE PLÁSTICO

Antes que a nossa lã mineral seja enviada para uso como isolamento em novos edifícios e projetos de renovação, ela tem primeiro ser embalada, uma etapa que não escapou à nossa visão circular.

“O plástico é a antítese de tudo o que a economia circular representa, portanto, reduzir o seu uso é um pilar central de nossa estratégia de sustentabilidade”, diz Marc.

A Knauf Insulation está a tomar medidas concretas para reduzir o plástico usado para embalar a nossa lã mineral em mais de 25% até 2025. Sempre que possível, também recuperamos 25-50% do filme plástico que usamos nos nossos clientes para reciclagem.

A separação no local é a chave

Como a mudança é a única constante, os edifícios acabam por desmoronar. Quando isso acontece num mundo de economia circular ideal, todos os resíduos de desconstrução – alvenaria, madeira, metal, drywall, lã mineral e areia – são separados no local e enviados para centros de reciclagem dedicados.

Infelizmente, ainda há muito trabalho a ser feito antes de criar tal sistema. Não só as empresas de desconstrução, autoridades e coletores de resíduos precisam de ser formados sobre como obter, preservar materiais e desenvolver processos logísticos, mas também precisamos de regulamentação uniforme em toda a UE exigindo uma melhor separação dos resíduos de desconstrução na fonte.

Fechar o ciclo com resolução

Através do serviço RESULATION, a Knauf Insulation está já a ajudar a garantir que os resíduos cheguem do local de desconstrução ao centro de reciclagem.

O nosso serviço RESULATION, que recupera aparas de lã mineral e resíduos de demolições e aterros de obras e os recicla nas nossas fábricas, é um exemplo perfeito de como estamos a fechar o ciclo na construção civil”, explica Thomas Baguette, gerente de desenvolvimento de negócios de reciclagem de lã mineral de vidro na Knauf Insulation.

Na Alemanha, fornecemos aos nossos clientes grandes sacos RESULATION para recolher resíduos de lã mineral no local. De seguida, recolhemos os sacos, com os resíduos de lã mineral de rocha devolvidos ao processo de fabricação e a lã mineral de vidro transformada em telhas. Enquanto isso, na Holanda,lançámos um Clube de reciclagem que recolhe e recicla resíduos de lã mineral de vidro dos nossos clientes de construção modular.

TRANSFORMANDO O VELHO EM NOVO

Recentemente, enquanto Knauf Insulation, inaugurámos a nossa nova fábrica de reciclagem RESULATION na Bélgica, dando aos nossos clientes a oportunidade de enviarem restos de lã mineral, tanto nossa como de outros fabricantes, para reciclagem em vez de aterro. A instalação foi projetada especificamente para transformar resíduos de Lã Mineral de Vidro na matéria-prima que usamos para fabricar novas soluções de isolamento.

Estamos a pegar no velho isolamento que economiza energia e emissões há muitos anos e a transformá-lo em nova lã mineral para um segundo ciclo de vida de economia de energia.
Thomas Baguette, Glass Mineral Wool Recycling Business Development Manager at Knauf Insulation