News

Novo Sistema de Fachada Ligeira Passivhaus
Grupo Knauf recebe o primeiro certificado Passivhaus em Espanha e Portugal
By romina.duran on October 16, 2018

O novo sistema de fachada completa, desenvolvido pelo Grupo Knauf e pela SIGA, foi o primeiro sistema de fachada ligeira da Península Ibérica a receber um certificado Passivhaus. Esta é a fachada mais eficiente do mercado conseguindo até 80% de poupança energética.

Knauf é sinónimo de inovação e no mês de Junho recebeu o primeiro certificado Passivhaus entregue na Península Ibérica para o seu novo sistema de fachada ligeira. Este novo sistema, certificado pelo Instituto Passivhaus, tem como objetivo antecipar as exigências dos edifícios de consumo quase nulo aplicáveis em 2020.

“Eficiente, rapidez de instalação, um ganho substancial da superfície útil e 100% respeitador do meio ambiente”.  É assim que Pablo Maroto, Diretor de Marketing da Knauf GmbH caracteriza o novo sistema de fachada ligeira, elaborado em colaboração com a SIGA. Esta nova fachada ligeira consegue minimizar as pontes térmicas, diminuir a transmitância e reforçar a hermeticidade das casas para que o edifício consiga uma poupança energética até 80%.

“Trata-se de mais um passo rumo à inovação de KNAUF AQUAPANEL. Uma aliança que nos coloca na vanguarda do mercado, com a melhor solução a nível de fachadas ligeiras”, afirma Antonio Mescua, Product Manager da KNAUF Aquapanel em Espanha e Portugal. 

O sistema Passivhaus consiste num padrão no qual se consegue minimizar até 80% do gasto energético das casas, sendo estas responsáveis por 40% do total da energia consumida em toda a Europa. A nova fachada ligeira da Knauf implementou por si só este sistema, tornando possível a sua utilização em edifícios de consumo quase nulo.

A Knauf e a SIGA conseguiram 80% de isolamento nas casas devido a uma maior superfície de câmara interior que aumenta a espessura do isolamento, assim como evita exfiltrações e infiltrações de ar graças a um sistema de membrana hermética. Além disso, a fachada ventilada introduzida no sistema de fachada ligeira cria uma camada de isolamento que elimina pontes térmicas de laje ou pilares.

“Termos ao nosso alcance um sistema tão versátil, económico e respeitador do meio ambiente deixa-nos muito orgulhosos” destaca Oscar del Rio, Diretor Geral da Knauf Insulation Iberia. “A nova fachada ligeira representa o futuro da construção eficiente e uma grande oportunidade para os arquitetos experimentarem de forma cómoda e simples as vantagens deste sistema”, acrescenta.

Este novo sistema possui uma série de melhorias em relação ao sistema tradicional, que consistem numa diminuição de 75% do peso da estrutura, um tempo de instalação menor (-27%) e menos mão de obra necessária para implementar o sistema. Estas melhorias implicam uma diminuição drástica dos custos fixos e variáveis, melhorando a qualidade dos edifícios.
Além disso, a espessura média do sistema tradicional é de 48,5 cm, enquanto que o da fachada ligeira da Knauf é 38% menor, chegando até 35,6 cm, oferecendo, assim, até 8% mais de espaço útil da vivenda para os moradores e investidores imobiliários.

Koldo Monreal, gerente da Onhaus, destaca que “na SIGA vemos este projeto de colaboração entre a nossa empresa e a Knauf Insulation, a melhor maneira de conseguir um bom trabalho. Este sistema é um avanço em termos de eficiência energética e em aspetos de rentabilidade e viabilidade”.