Knauf Insulation é o 1º fabricante europeu de lã mineral de vidro a obter o rótulo DECLARE

By mgamboa@polys.com.pt
October 24, 2021

As soluções sustentáveis ​​do GRUPO KNAUF alcançaram o rótulo DECLARE de transparência nos materiais de construção Knauf (placa de gesso laminado e perfil metálico) e Knauf Insulation (lã de mineral de vidro).

Esta certificação, concedida pela organização sem fins lucrativos International Living Future Institute (ILFI), oferece informações sobre a origem do produto, a sua composição e o seu tratamento no final da sua vida útil.

O que significa obter esta certificação?

DECLARE é um programa voluntário de autoavaliação que atesta a segurança e sustentabilidade dos componentes utilizados nos produtos que o Grupo fabrica e comercializa.

Graças ao seu compromisso ambiental, a Knauf tornou-se o primeiro fabricante de placas de gesso em Portugal a obter este rótulo, enquanto a Knauf Insulation é também o primeiro fabricante europeu de lã mineral de vidro a obter este reconhecimento internacional.

Essa certificação, concedida pela organização sem fins lucrativos International Living Future Institute (ILFI), oferece informações sobre a origem do produto, a sua composição e o tratamento no final da sua vida útil. Desta forma, é possível documentar, através de uma base de dados gratuita e acessível, os materiais de construção mais sustentáveis, saudáveis ​​ e ambientalmente responsáveis, tornando-se um importante instrumento de consulta aos profissionais do setor.

Soluções 100% recicláveis

O rótulo DECLARE atesta que na composição das soluções de lã mineral de vidro não existem componentes incluídos na Lista Vermelha ILFI e que são considerados perigosos ou nocivos na construção, podendo ser reciclável até um mínimo de 85%. No caso das soluções de gesso cartonado e perfis metálicos, são 100% recicláveis.

Conforme declarado pelo International Living Future Institute (ILFI), a lã mineral de vidro exclusiva da Knauf Insulation ECOSE Technology® é leve, fácil de instalar e oferece excelente isolamento térmico, bem como desempenho acústico excepcional. Além disso, tem uma classificação de reação ao fogo não combustível Euroclasse A1 e atinge o nível mais alto de Eurofins (Indoor Air Comfort Gold - Qualidade do Ar Interior) para a baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs).

Da mesma forma, o DECLARE contribui para a obtenção de créditos para as certificações internacionais de sustentabilidade BREEAM e LEED, e de saúde WELL.