Sustentabilidade

Novo centro de download para EPD e GBRS

By Knauf Insulation
February 17, 2022

Na Knauf Insulation produzimos soluções altamente sustentáveis que criam edifícios melhores. Mas não acredite na nossa palavra…

Neste nosso novo capítulo de sustentabilidade os projetistas e arquitetos podem fazer download das Declarações Ambientais de Produto (EPDs) verificadas independentemente e que auditam o impacto ambiental dos nossos produtos em cada estágio do seu ciclo de vida.

Também oferecemos o download de fichas informativas que revelam com precisão como é que estas soluções ganham pontos para os sistemas de classificação de edifícios verdes (GBRS) mais populares do mundo — BREEAM, LEEDv4, DGNB e WELL.

E, em linha com a crescente procura por informações sobre edifícios e bem-estar, a secção também apresenta certificação que foi concedida às soluções Knauf Insulation, incluíndo o Eurofins Indoor Air Comfort Gold para qualidade do ar interior e o DECLARE que certifica que esses produtos são 'Red List Free ' de produtos químicos nocivos.

 

Crescente PROCURA por produtos sustentáveis

Jean-Pierre Pigeolet

O Diretor de Sustentabilidade de produtos e edifícios da Knauf Insulation, Jean-Pierre Pigeolet, diz: “A indústria da construção está a ser forçada a reduzir o seu impacto ambiental devido a novas e rigorosas regulamentações nacionais e internacionais, procuras de mercado mais rígidas e pressão pública para tomar medidas climáticas e reduzir o desperdício.

“Como resultado, a Knauf Insulation está a ajudar mais projetistas e arquitetos do que nunca a usar os nossos EPDs para identificar os produtos sustentáveis que proporcionam o menor impacto ambiental quando realizam as suas avaliações do ciclo de vida do edifício em fase de projeto.

“A procura por GBRS também está a aumentar à medida que os projetistas reconhecem como esses sistemas reduzem o impacto ambiental dos seus edifícios, oferecem benefícios à saúde dos utilizadores do edifício e agregam valor. Estamos a assistir a um número recorde de downloads de fichas informativas da nossa seção GBRS e a um aumento das solicitações de conhecimento técnico sobre como maximizar o potencial dos nossos produtos para ganhar créditos em GBRS.”

AUGE DE EPDs

No passado, as EPDs eram usadas para calcular o impacto ambiental dos produtos usados na construção de edifícios verdes dedicados.

No entanto, o uso de EPDs está a tornar-se popular. A partir de 2022, em  França, por exemplo, os EPDs (conhecidos como FDES) tornaram-se obrigatórios para TODOS os novos edifícios avaliarem a sua pegada global de carbono e se tornaram o novo normal.

Outros países seguirão inevitavelmente este caminho.

Além disso, a Comissão Europeia revelou recentemente uma série radical de regulamentos de construção propostos para alcançar a ambição da Europa de ser o primeiro continente neutro em carbono no mundo até 2050.

A Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios revista, por exemplo, exige o “cálculo e divulgação obrigatórios” das emissões de carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos novos edifícios a partir de 2027.

EPDs will become increasingly important in line with European Commission proposals to assess the whole life carbon of new buildings

EPDs E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

As emissões de toda a vida incluem o carbono gerado durante a fase operacional de um edifício - como para aquecimento e arrefecimento -, bem como o carbono incorporado que é gerado em todas as fases do ciclo de vida de um produto, desde a extração de materiais e produção do produto até ao transporte, instalação, e disposição final.

Os EPDs da Knauf Insulation usam dados de Avaliações de Ciclo de Vida, bem como outros indicadores para documentar em detalhes minuciosos as emissões de gases de efeito de estufa gerados ao longo de todo o ciclo de vida dos nossos produtos e fornecer informações confiáveis, independentes e transparentes sobre o carbono incorporado.

“No passado, EPDs e GBRS eram a preservação do mercado de construção sustentável, hoje a construção sustentável está impulsionando o mercado. Como resultado, a procura por EPDs e GBRS só aumentará”, diz Jean-Pierre. “Na Knauf Insulation, temos a experiência que os profissionais precisam para navegar com sucesso por essas mudanças e, no nosso novo capítulo de sustentabilidade, essa experiência está a apenas um clique de distância.”

 

Explore a gama de EPDs da Knauf Insulation para Lã Mineral de Vidro, Lã Mineral de Rocha, Soluções Urbanscape, Mineral Plus e Lã de Madeira aqui. Para saber como os nossos produtos podem contribuir com pontos para GBRS clica aqui.