Livro Verde da Sustentabilidade 2020

Novo projeto para a construção sustentável

By mgamboa@polys.com.pt on September 24, 2020

A Knauf Insulation lançou o "Livro Verde da Sustentabilidade", comprometida com a sua missão de construir de forma mais sustentável, eficiente e confortável. Neste novo catálogo a marca dá soluções diretas para conseguir os créditos necessários para certificações de topo.

A pandemia por COVID-19 levou meio mundo para casa, o que colocou em maior evidência os problemas térmicos e acústicos da maioria das habitações portuguesas, que se traduzem em maior desconforto e menor qualidade de vida. Para além das questões mais imediatas, a má construção tem, no longo prazo, efeitos na saúde dos seus habitantes; os COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) - substâncias químicas provenientes dos próprios materiais construtivos - têm influência direta na qualidade do ar dentro da habitação. Uma má construção significa uma baixa qualidade do ar interior, uma preocupação mundial a que se deu o nome de "Síndrome do Edifício Doente".

Para dar resposta a todas estas questões e ajudar todos os intervenientes (arquitetos, engenheiros, construtores, donos de obra,...) a construir melhor, a Knauf Insulation colocou neste novo "Livro Verde da Sustentabilidade" todas as informações para poder construir com mais qualidade.

Nesta versão vai saber como encontrar informação sobre os impactos ambientais dos produtos, nomeadamente: consumos de energia primária renovável e não renovável, potencial de aquecimento global e consumo de água doce. Estas avaliações são baseadas na Análise de Ciclo de Vida do produto (ACV) e são verificadas por entidades independentes. Os resultados de um ACV são apresentados usando o rótulo ecológico tipo III, nas EPDs (Environmental Product Declaration), para as quais encontra links diretos neste catálogo.

O catálogo conta também com um resumo dos critérios para obtenção de certificações LEED, BREEAM, WELL, LBC e Passivhaus, com as soluções em lã de rocha e lã de vidro sem formaldeídos nem fenóis, com Ecose Technology. Ficará a saber de forma sistematizada que categorias são avaliadas em cada caso, com quantos pontos cada uma contribui e qual o nível que vai atingir conforme os pontos.

Este catálogo é lançado num ano em que a Knauf Insulation ampliou a utilização de Ecose Technology à lã mineral de rocha, sem formaldéidos ou fenoís. Com 85% da sua produção obtida de materiais sustentáveis, este tecnlogia livre de resinas reduz a pegada ecológica e melhora a qualidade do ar interior das habitações. As lãs minerais da Knauf Insulation contam também com a certificação Eurofins GOLD, a mais rigorosa para a qualidade do ar interior, que demonstra conformidade adicional das emissões do produto com critérios voluntários, únicos no mercado.