O sobreaquecimento é um fenómeno global que atinge de forma grave cerca de 400 cidades em todo o mundo, com aumentos de temperatura média no verão de 4 a 5 ºC e picos superiores a 10 ºC (Santamouris et al.). Isto traduz-se em problemas de saúde públicos severos e a grandes gastos de energia com equipamentos de arrefecimento durante estes picos de temperatura extrema.
Um estudo prático detalhado sobre como otimizar a performance energética para atingir o padrão NZEB (Necessidades Quase Nulas de Energia) e a classe A+, numa moradia típica portuguesa, comprovou como garantir um envelope com elevada performance térmica, acústica, mássica e capacidade estrutural, tem impacto no conforto e saúde.
O estudo de amortização do investimento desta moradia, a View House, especifica o custo-benefício da aplicação de sistemas construtivos Knauf e Knauf Insulation, num edifício com desempenho mínimo regulamentar (classe A, no âmbito do DL 101-D/2021 de 7 dezembro), face a um edifício de excelente performance NZEB, como a View House. Não obstante o aumento de 12% nos custos de construção inicial, a amortização do investimento inicial ocorre após 2,6 anos do início da utilização da Casa (consumos regulares). Um resultado impactado pelo aumento significativo da performance energética de soluções com a lã mineral como isolamento, com mais resistência térmica da envolvente e significativa redução da energia primária necessária para manter as condições de conforto de referência (temperatura entre 18 e 21ºC durante todo o ano), no interior dos espaços.
Existe assim uma solução eficaz para manter um ambiente fresco e agradável nesta estação: o isolamento em lã mineral. A seguir, vamos descobrir as vantagens de isolar a sua casa no verão, como poupar na fatura da eletricidade e reduzir o consumo de energia, cuidando do ar que respira dentro de casa.
Benefícios do Isolamento no Verão