PhytoKinetic - Jardins em movimento

By Anónimo
May 02, 2016

Marc Grañçén é o criador de um plano pioneiro: PhytoKinetic, um projeto para o desenvolvimento de “jardins em movimento”

Maio 2016 - incorporação de coberturas verdes nas cidades é uma solução ideal como medida de sustentabilidade aplicada à nova construção ou reabilitação, porque proporciona vantagens económicas e ecológicas, além de melhorar o balanço energético dos edifícios. 

Marc Grañén é especialista neste tema e colabora em projetos públicos e privados, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre sob uma perspetiva artística, lógica e de sustentabilidade. Marc Grañçén é o criador de um plano pioneiro: PhytoKinetic, um projeto para o desenvolvimento de “jardins em movimento”, isto é, coberturas verdes em veículos urbanos que contribuem para aumentar os espaços verdes nas cidades.

Image removed.

Para estes projetos Marc utiliza o substrato Urbanscape da Knauf Insulation, um sistema inovador ligeiro e fácil de instalar, com grande capacidade de retenção de água que atua como isolante térmico e acústico.

Explicação do projeto segundo Marc Grañén:

As cidades estão cheias de telhados vazios e sem uso, que podiam tornar-se em jardins, inclusive telhados que estão em movimento durante todo o dia, como os dos veículos urbanos. PhytoKinetic é um projeto que tem como objetivo converter os telhados dos transportes públicos de todo o mundo em jardins.

PhytoKinetic apresentou a primeira cobertura verde do mundo instalada num autocarro urbano. A temperatura no interior do veículo reduziu 3,5ºC em pleno verão, devido à alta capacidade de isolamento das plantas, o que também significa que é um importante mecanismo de poupança energética. 

Telhado verde para transporte público

A cobertura verde atua como um coletor de CO2 para o veículo. Tendo em conta que a superfície útil média de um autocarro urbano é de 15m2, apenas temos que multiplicar este número pelo número de autocarros na cidade para saber os jardins que se movimentariam, ajudando a regenerar o ar urbano.

Também se teve em conta o peso da cobertura verde, de modo a não superar os Kgs que é capaz de suportar a estrutura do veículo, mesmo em movimentos repentinos.

Desde o primeiro momento compreendi a importância de trabalhar com um produto que oferecesse leveza e sustentabilidade em iguais proporções, por isso foi escolhida a Knauf Insulation. Era essencial que o telhado fosse 100% impermeável e sem humidade, pelo que foi utilizada poliureia, que sela o telhado. A poliureia tem uma espessura máxima de 1,5 mm, é aplicada a uma temperatura superior a 80ºC e seca em 10 segundos.

Projeto PhytoKinetic

O passo seguinte foi a colocação da grade perfurada de aço inoxidável (usada para drenar a água) que emoldura o telhado, cobrindo todo o seu perímetro. A fixação de bandas perfuradas ao longo da superfície interior evita que o material plantado se mova em casa de uma travagem brusca e são colocadas a intervalos de 30 cm ao longo de toda a cobertura.

Para apoiar o enraizamento, substituiu-se o substrato orgânico por substratos de cultivo Urbanscape multifuncional da Knauf Insulation. Este substrato é até 10 vezes mais ligeiro e possui maior capacidade hidratação, e devido à sua grande capacidade isolante, permite isolar termicamente do frio e do calor, que é um dos pontos mais importantes do PhytoKinetic.

Os tapetes Sedum colocam-se na parte superior como camada de vegetação principal, que além de reduzir a perda de humidade através da luz solar, também cobre o telhado por completo. E dependendo dos gostos pessoais, as plantas são colocadas em todos os lugares. 

Por último, uma grelha leve e resistente é firmemente fixada ao perímetro interior e à rede para assegurar que nada sai do seu lugar. Em poucas semanas, esta grelha desaparecerá sob a vegetação, embora ainda funcione como o mecanismo de segurança mais importante. 

A irrigação é feita usando o excesso de água da instalação do ar condicionado, que, em vez de ser extraída da parte inferior do autocarro, extrai-se da parte superior, que é onde a humidade do ar condicionado está situada. Isto significa que o jardim do telhado se rega de acordo com a necessidade das plantas, muito menos do que um jardim normal.