Precisamos de edifícios sustentáveis hoje

By [email protected]
June 05, 2019

No Dia Mundial do Meio Ambiente focamos a atenção na promoção de consciencialização e ações globais para proteger o meio ambiente.

Na Knauf Insulation acreditamos que os edifícios sustentáveis devem estar no centro de qualquer iniciativa para melhorar o meio ambiente, já que os edifícios consomem 40% da energia na Europa, produzem 36% das suas emissões de carbono e geram até 30% dos seus resíduos. É evidente que é um legado ambiental terrível para as gerações futuras.

Edifícios sustentáveis como filosofia de design

Um componente crítico do design dos edifícios sustentáveis é projetá-los “além do kWh”.

O desafio consiste em abordar os três pilares do desenvolvimento sustentável: Ambiental, Social e Económico.

Embora os benefícios económicos do isolamento da lã mineral sejam acessíveis e resistentes, uma vez que criam valor na sociedade e têm o melhor custo do ciclo de vida da sua classe, o planeta e as pessoas necessitam de mais argumentos.

CHALLENGE: Um Planeta

Edifícios de baixa energia

É responsabilidade do prescritor travar a ineficiência térmica nos novos edifícios europeus até 2030.

Na Knauf Insulation temos desenvolvido sistemas que combinam o melhor isolamento, para um edifício, com selantes flexíveis de estanquidade ao ar, que fecham com facilidade e eficazmente as lacunas que esgotam a energia do edifício.

 

Baixa pegada de carbono

Para que os edifícios sejam mais sustentáveis devemos começar pelo básico: a maior fonte de emissões de carbono é a energia utilizada durante a vida útil do edifício. A Comissão Europeia, por exemplo, definiu uma visão para uma economia neutra em carbono até 2050, reforçada por leis que exigem que todos os novos edifícios sejam nZEB até o final de 2020.

 

Energia limpa

Em 2010, a Knauf Insulation comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 e o consumo de energia em 20% até 2020. Ambos os objetivos foram cumpridos quatro anos antes do previsto e em 2017, o nosso consumo de energia foi reduzido em 20,6% e as nossas emissões em 20,7%. Atingir os nossos objetivos significa que todos na Knauf Insulation se concentram na poupança energética.

 

Economia Circular

Já foi demonstrado que o isolamento de lã mineral mantém a sua energia de poupança energética mesmo depois de 55 anos e, com a Associação Europeia de Fabricantes de Isolamentos (EURIMA), produzimos um vídeo e um guia para a remoção efetiva do isolamento para reciclagem ou reutilização.

A nossa lã mineral de vidro com ECOSE Technology é fabricada utilizando até 80% de material reciclado.

Também estamos a testar uma série de iniciativas para reutilizar materiais, incluindo a compactação de resíduos de fábricas secundárias em telhas, a reutilização de resíduos de construção pré-fabricados e a criação de novas formas de isolamento.

CARE: As pessoas em primeiro lugar

Um edifício sustentável é, pelo seu design, uma arquitetura confortável, onde as pessoas podem trabalhar, viver e estudar num espaço seguro, saudável e cómodo.

 

Então, o que significa seguro, saudável e confortável?

 

Térmico

O isolamento da envolvente do edifício (paredes e tetos) e o uso de janelas termicamente eficientes reduzem as perdas de calor no inverno e o aumento da temperatura por condução no verão e oferecem aos utilizadores do edifício uma perceção satisfatória de conforto térmico.

 

Acústica

A contaminação acústica humana e do tráfego resultante da urbanização têm um impacto negativo na qualidade do sono e do bem-estar das pessoas.

As soluções de lã mineral Knauf Insulation desenvolvidas com a densidade ótima para reduzir e absorver o ruído têm um impacto positivo no temperamento e na saúde física das pessoas, na produtividade dos funcionários e na atenção dos estudantes.

 

Qualidade do ar interior

A nossa lã mineral com ECOSE Technology está certificada pelo Eurofins Indoor Air Comfort Gold como um "material excelente", de acordo com a certificação de Compostos Orgânicos Voláteis e Qualidade do Ar Interior.

 

Substâncias não perigosas

A Knauf Insulation registou a fibra de isolamento da lã mineral sob o Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas (REACH) e todos os produtos são fabricados através de testes rigorosos e processos supervisionados pelo EUCEB, o Conselho Europeu de Certificação para produtos de lã mineral.

 

Proteção passiva contra incêndios

Cada edifício pode estar em risco de incêndio e a maior prioridade para um arquiteto deve ser “zero danos humanos” para cada edifício. Os incêndios também podem ter muitas consequências, incluindo danos materiais e poluição ambiental. Graças à incombustibilidade da lã mineral, não contribui para a carga de incêndios nos edifícios. Além disso, os produtos de lã mineral não contêm produtos químicos retardadores de chama e não emitem gases tóxicos ou fumo quando expostos a altas temperaturas.

CREATE: inovar

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para todos nós pensarmos em tomar medidas para reduzir o nosso impacto ambiental. Na Knauf Insulation acreditamos que a função do prescritor é mudar a forma como os edifícios são projetados, melhorando a maneira como isolamos e mudando exclusivamente para edifícios sustentáveis.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente