KI reduz as suas emissões de CO2 em 8,2% em 2022

Relatório Anual de Sustentabilidade 2023

By Susanna Farnés
December 04, 2023

A Knauf Insulation, empresa com mais de 40 anos de experiência na indústria de isolamentos, pertencente ao Grupo Knauf, publicou o seu Relatório Anual de Sustentabilidade.

• A empresa, que atua em 40 países, com 27 fábricas em 15 deles, conseguiu reduzir em 8,2% o carbono incorporado nos seus produtos em relação a 2021.
  • A Knauf Insulation também melhorou a percentagem de conteúdo reciclado na sua lã mineral de 11% em 2021 para 13% em 2022.

A empresa tornou públicos os dados que confirmam o seu progresso em direção a soluções climaticamente neutras ou zero: reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa em 8,2% em 2022, e está no bom caminho para em 2025 ter conseguido reduzir o carbono incorporado nas suas soluções de isolamento em 15% em relação a 2021.

Durante o último exercício, as emissões de fontes próprias geradas nas fábricas da Knauf Insulation foram reduzidas em 0,6%, as emissões indiretas produzidas pela eletricidade consumida e adquirida pela empresa e o aquecimento e arrefecimento em 63%; e em 1,9% o resto das emissões geradas na cadeia de valor do grupo (viagens de funcionários, viagens de negócios...).

Em 2022, a Knauf Insulation também melhorou a percentagem de conteúdo reciclado da sua lã mineral de rocha, passando de 11% em 2021 para 13%. Além disso, reduziu em 14% o consumo de água e na Europa as suas embalagens já contêm 30% de conteúdo reciclado.

Em relação à Taxa Total de Incidentes Registráveis ​​(TRIR), esta passou de 9,1 em 2019 para 5,9 em 2022, o que confirma o compromisso da empresa em colocar as pessoas em primeiro lugar.

“Colocamos a sustentabilidade no centro de cada projeto, objetivo comercial e comunicação. Ou seja, implementamos uma mudança cultural importante”, destacou Marc Bosmans, Diretor de Sustentabilidade da Kauf Insulation. “Agora, desde o chão da fábrica até à agenda em cada sala de reuniões, podemos dizer que a sustentabilidade impulsiona todos os aspetos do sucesso do nosso negócio”, acrescentou.

“Há muito trabalho a fazer, porque a Knauf Insulation está a crescer. No entanto, acreditamos que estamos a acelerar a transição dos combustíveis fósseis, aumentando a eficiência e garantindo que as nossas soluções têm uma baixa pegada de carbono”, afirmou Oscar del Rio, diretor geral da Knauf Insulation Iberia.

Este relatório nomeia, em particular, duas histórias de sucesso da Knauf Insulation Iberia: Casa Sophia, 100x100 Biopasiva, que possui a certificação Passivhaus Premium e o certificado GREEN (“Five Leaves”) do Green Building Council Spain, tornando-se, graças às soluções Knauf e Knauf Insulation, um dos edifícios mais sustentáveis ​​da Europa; e uma casa passiva industrializada projetada pela CSO Arquitectura, que incorpora a fachada leve Passivhaus da Knauf Insulation. Ambas as casas estão localizadas na zona de Madrid.

Descubra tudo sobre o Relatório de Sustentabilidade aqui