Eventos

Sistema de Fachada Ligeira em destaque na 6ª Conferência Passivhaus
By mgamboa@polys.com.pt on December 04, 2018

30 de Novembro de 2018 – Um sistema de fachada ligeira inovador, o primeiro na Península Ibérica a ter um certificado Passivhaus: o conceito suscitou a curiosidade dos muitos visitantes que nos dias 28 e 29 passarem pelo Centro de Congressos em Aveiro, para a 6ª Conferência Passivhaus Portugal. 

O Grupo Knauf teve oportunidade de participar pela primeira vez em conjunto nesta conferência, partilhando as suas soluções para o setor da construção. O grande destaque apresentado foi o novo Sistema de Fachada Ligeira, desenvolvido em conjunto pela Knauf, Knauf Insulation e SIGA, sendo o primeiro na Península Ibérica a receber o certificado Passivhaus. Este é um sistema inovador, eficiente, sustentável e de rápida instalação, que traz vantagens tanto para o utilizador final como para todas as partes envolvidas na construção do edifício.

O Sistema de Fachada Ligeira foi desenvolvido de forma a antecipar as exigências dos edifícios de consumo quase nulo aplicáveis em 2020, importando benefícios para a saúde do utilizador final, sendo este um fator indispensável na construção de um edifício. Numa edição que teve precisamente a temática da saúde em grande destaque, João Marcelino, presidente da Associação Passivhaus Portugal afirma que “os edifícios que habitamos induzem grandes problemas de saúde e, segundo um estudo realizado pela universidade de Harvard, existem nove pilares necessários para a construção de um edifício sustentável e, neste momento, a Passivhaus responde a sete desses pilares”. Acrescenta ainda que “é fantástico como conseguimos ter um edifício que é confortável, fundamental para a nossa saúde, e que ainda por cima gasta 75% a 90% menos de energia em relação a um edifício corrente.”

O conforto, a saúde e a eficiência foram os pilares de desenvolvimento do novo sistema de fachada ligeira: 95% de isolamento puro para níveis de excelência no isolamento térmico, hermeticidade do ar e ausência de pontes térmicas são uma garantia.

Oscar Del Rio, Diretor Geral da Knauf Insulaton Iberia acredita “que a presença nesta conferência é fundamental para consciencializar não só arquitetos e instaladores, mas também o público em geral. O nosso papel é também o de comprovar que é possível optar por construções Passivhaus, com soluções sustentáveis e benefícios visíveis para a saúde, com custos semelhantes à construção de uma casa tradicional”.

Com mais de 50 projetos Passivhaus em desenvolvimento em Portugal, a conferência contou com a presença de cerca de 200 participantes e de 50 empresas nacionais e multinacionais durante os dois dias de exposição. “Este ano deu-se um salto porque há muito mais empresas e pessoas interessadas no conceito”, destacou João Marcelino.

6ª Conferência PHPT
6ª Conferência PHPT