Obras de referência

Knauf Insulation com os projetos Passivhaus mais importantes de Espanha
By Anónimo on July 25, 2017

A união entre os projetos Passivhaus da Torre Bolueta e Soto Lezkairu com os materiais da Knauf Insulation marcam um ponto de viragem no panorama da construção sustentável em Espanha e representam um modelo a seguir no futuro mais próximo.

Projetada pelo escritório de arquitetos VArquitectos, a Torre Bolueta, localizada em Bilbao, é a construção Passivhaus mais alta do mundo com 88 metros. É um complexo que irá abrigar um total de 361 apartamentos distribuídos em 28 andares e 30.000 m2. A construção será composta por dois arranha-céus; o primeiro abrigará 108 apartamentos protegidos e 63 apartamentos sociais. Alguns dos principais pontos fortes deste edifício erguido por Visesa, Sociedade Pública do Governo Basco, é a poupança energética, o conforto acústico e térmico e a alta qualidade do ar interior. 

Soto Lezkairu, por outro lado, está localizada em Pamplona e é o primeiro edifício residencial multifamiliar com certificado Passivhaus de Espanha: uma obra pioneira com 29 casas particulares distribuídas em 11.000 m2. Soto Lezkairu terá máquinas de ventilação com recuperadores de calor de alto desempenho. 

Soto-Lezkairu.jpg

O objetivo das duas construções é o de converterem-se em edifícios de consumo energético quase nulo, pelo que para alcançar este status tomaram medidas como a melhoria de isolamentos, a eliminação de pontes térmicas, a hermeticidade do ar e a ventilação mecânica controlada de fluxo duplo. 

"A qualidade de vida dos utilizadores de uma casa Passivhaus melhora em vários sentidos", explica Germán Velázquez, da VArquitectos, o principal arquiteto destes projetos e o com maior volume de m2 Passivhaus construídos em Espanha, "Os mais evidentes são os relacionados com o conforto, já que não existem gradientes térmicos e a temperatura mantém-se estável, tornando-se mais agradável para viver. O ar interior terá também uma qualidade máxima devido à hermeticidade e à recuperação de calor e a redução das infiltrações implicará uma melhoria acústica notável." afirma Germán, uma das grandes referências espanholas em construções Passivhaus.

A aposta em construções com certificado Passivhaus marcam uma tendência em crescimento, especialmente em projetos arquitetónicos no norte de Espanha. Como refere Germán, "a Passivhaus está a introduzir-se com força nas construções residenciais multifamiliares em Navarra, Aragão e Pais de Basco, o que fará com que as restantes comunidades sejam afetadas por este efeito. Futuramente, isto será o habitual porque não podemos esquecer que o horizonte 20/20 está a dois anos e meio de distância. 

Para Germán Velázquez este fenómeno pode marcar um antes e depois no panorama arquitetónico do país. "Há administrações totalmente focadas na Passivhaus e nos edifícios de consumo quase nulo. É fundamental que estas administrações estejam formadas em construção de alta eficiência para que possam exigir nas suas licitações os desempenhos máximos em edificação pública, sem perder de vista a otimização dos custos. Assim, a Passivhaus, é imbatível", fecha Germán.

A Knauf Insulation participa na construção dos dois edifícios para manter assim o seu compromisso na minimização dos efeitos dos seus processos de produção e reduzir os efeitos dos edifícios e da indústria. A empresa reafirma, uma vez mais, o seu compromisso com a Sustentabilidade e contra as alterações climáticas. Com a Knauf Insulation melhoram-se os parâmetros de produção, reduz-se o consumo energético e realiza-se um trabalho fundamental na promoção e desenvolvimento da eficiência energética nos edifícios. 

Knauf Insulation fornece diferentes materiais utilizados na construção de ambos os edifícios que proporcionam a qualidade do ar interior. Estes materiais têm ECOSE Technology, uma revolucionária tecnologia de resina, livre de fenóis e formaldeídos, com materiais renováveis que substituem os componentes químicos do petróleo, respeitando, assim, o meio ambiente. 

O Painel Plus é um dos materiais com ECOSE Technology de lã mineral utilizados na construção da Torre Bolueta e Soto Lezkairu. Destina-se ao isolamento térmico acústico em construções, tanto em obra nova como em reabilitação. Entre os seus benefícios estão a baixa condutividade térmica (lambda 0,032 W/K∙m), a alta absorção acústica (20 Afr) e 75% de material reciclado na sua composição.

Como afirma Germán Velázquez, "no fim de contas a questão principal é construir melhor e isto implicará uma redução enorme nas patologias dos edifícios e, por consequência, nas reivindicações." Não há dúvida de que a união dos projetos Passivhaus da Torre Bolueta e Soto Lezkairu, juntamente com os materiais fornecidos pela Knauf Insulation, marcarão inevitavelmente a paisagem da construção sustentável no presente e no futuro. 

Panel Plus es uno de los materiales con E-Technology de lana mineral empleados en la construcción de la Torre Bolueta y de Soto Lezkairu.
la Torre Bolueta en Bilbao es la construcción Passivhaus más alta del mundo