Perguntas frequentes FAQ'S

Instalador de pie con lana ETechnology

O nosso departamento técnico é responsável por dar resposta às dúvidas sobre isolamento com lã mineral. Nesta secção fazemos um resumo das perguntas mais frequentes.

Está correto o conceito de FIBRA DE VIDRO?

Não, a norma UNE EN 13162 não faz nenhuma referência à fibra de vidro. O termo correto é lã mineral e a própria norma não especifica qual a matéria-prima da lã (vidro ou rocha).

O termo fibra de vidro refere-se a outro tipo de material, colado com resinas plásticas e que não se destina à mesma aplicação que a lã mineral de vidro. É um termo geralmente mal utilizado e que pode levar a erros ou preconceitos de há várias décadas atrás.

Maior densidade, melhor isolamento térmico?

Não, a capacidade de isolamento térmico de um material é determinada pelo seu coeficiente Lambda ou condutividade térmica (λ). Por sua vez, se esse material tiver uma certa espessura, a capacidade de isolamento pode ser representada pela resistência térmica (TR), resultante da divisão da espessura (em metros) pelo lambda.

                                 RT = e(m)/ λ (W/m·K)

A norma UNE 13162 não considera a densidade como um parâmetro que identifica qualquer propriedade do material.

Como é que que a absorção acústica influencia o isolamento de um compartimento?

O isolamento acústico de um compartimento, qualquer que seja o material, é determinado por um efeito conhecido como massa-mola-massa.

Os elementos de massa correspondem a elementos como tijolos ou placas de gesso laminado, que impedem a passagem da onda sonora, a mola é o elemento absorvente, e a lã mineral, que distribui a onda transmitida pelo seu interior e evita que ela passe para a próxima cama.

A absorção determina a capacidade de eliminar essa onda por um material isolante e varia de 0 a 1,00.

Onde colocar a barreira de vapor?

A barreira de vapor impede a passagem de vapor de água através do material. Esse fluxo é determinado pelas diferenças de pressão de vapor entre o interior e o exterior e tende a ser maior em espaços interiores e quentes.

A barreira de vapor, independentemente de estar no telhado ou na fachada, deve estar voltada para o lado quente da casa. Deve ser uniforme, sem juntas ou quebras.

Se precisar de colocar uma barreira de vapor ela não é determinada pelo nível higrotérmico das paredes e pela zona climática em que está localizado, com uma humidade média mais alta ou mais baixa. É determinada com simulação por software especializado.

O que aconteceria se a lã mineral se molhasse?

A lã mineral tem a capacidade de absorver e perder água sem perder as suas propriedades. Se se molhasse, teria que secar e ainda teríamos o mesmo material, com a mesma qualidade.

O que acontece se respirarmos as fibras ou partículas da lã?

Em geral, as lãs minerais com o certificado EUCEB são fabricadas com parâmetros de segurança extremamente exigentes, que garantem que essas lãs são inofensivas à saúde das pessoas.

Especificamente, as lãs fabricadas com EcoseTechnology são fabricadas com um ligante de base vegetal, livre de fenóis e formaldeídos, evitando a emissão de COV (Compostos Orgânicos Voláteis) no local de obra, conforme demonstrado pelos selos Eurofins Gold e A +.

Que temperatura é levada em consideração ao realizar o teste para obter o valor de condutividade térmica (lambda) de uma lã mineral?

A condutividade térmica dos produtos de lã mineral é medida de acordo com os padrões e métodos de teste europeus. A temperatura média é de 10°C, o que significa que a amostra é colocada numa máquina entre duas placas que são mantidas a uma temperatura constante: 20°C para a placa superior e 0°C para a placa inferior. Quando o fluxo de calor é estável, o que significa que o sistema atingiu um estado de equilíbrio (estado estático), os dados são registados e a condutividade é calculada com base no fluxo de calor correspondente, na diferença de temperatura, superfície e espessura da amostra.

Que solução de isolamento para chão da Knauf Insulation posso colocar sob a solução de pavimento BRIO, da KNAUF?

O isolamento é o Smart Floor TP-ST. A Knauf estabelece que o isolamento a ser colocado sob a solução BRIO, quando se trata de uma lã mineral. deve atender aos seguintes requisitos técnicos:

  1. Densidade maior ou igual a 150 Kg/m3: a densidade do Smart Floor TP-ST é igual ou superior a 150Kg/m3.
  2. Deformação máxima permitida sob carga: 1mm. O código de designação define as principais propriedades de cada isolamento de lã mineral, conforme estabelecido pela norma UNE EN 13162. O código de designação do Smart Floor TP-ST é: MW-EN13162-T7-CP2-WS-WL(P)-AFr5. A resistência à compressão é de 300 Kg/m2.