Redução mensurável de carbono 95 dias após a instalação

O isolamento de lã mineral da Knauf Insulation reduz o carbono operacional dos edifícios em 3,6 milhões de toneladas por ano, o que equivale a retirar 2,5 milhões de carros das estradas Da Europa. E esse benefício começa apenas 95 dias após a instalação.

Os edifícios desempenham um papel fundamental na luta da Europa contra as alterações climáticas. São responsáveis ​​por 40% do consumo de energia e produzem 38% das nossas emissões de CO2.1

Esta questão deve ser abordada com urgência: para atingir zero emissões líquidas até 2050 precisamos de reduzir mais de metade dessas emissões de carbono até 2030.

Better Energy Efficiency Building Icon

Os nossos edifícios não estão a desaparecer – na verdade, as nossas cidades estão a crescer.2Então, como podemos descarbonizar rapidamente o nosso parque imobiliário?

A solução é simples mas muito eficaz: o isolamento.

Neste momento, 75% dos edifícios europeus não são energeticamente eficientes, mas o isolamento adequado, instalado corretamente, pode mudar isso. Para concretizar plenamente os benefícios do isolamento e cumprir os nossos objetivos de sustentabilidade, a taxa e a profundidade dos projetos de reabilitação deve aumentar significativamente.

O isolamento minimiza o desperdício de energia através da envolvente do edifício, o que pode reduzir a procura de energia nos edifícios em 44%. O resultado são edifícios melhores para as pessoas, mais eficientes em termos de custos operacionais e melhores para o planeta.

 

Mas e quanto ao custo do carbono do nosso isolamento de lã mineral?

O isolamento reduz o carbono operacional dos edifícios, mas, como todos os produtos manufaturados, também tem um custo de carbono. Todas as emissões geradas pela produção, embalagem e transporte do produto contribuem para o seu “carbono incorporado”.

Como fabricantes, temos a responsabilidade de garantir que a pegada de carbono dos nossos produtos seja compensada pela redução de carbono que geram no mundo.

 

O nosso isolamento paga a sua “dívida de carbono” em apenas 95 dias.

95 Days From Insulation Installation Carbon Payback

O nosso estudo, em colaboração com especialistas em sustentabilidade da Ramboll, mostrou que são necessários apenas 95 dias desde a instalação para compensar o carbono incorporado do nosso isolamento de lã mineral. A partir daí, o benefício equivale a uma redução de 3,6 milhões de toneladas de carbono operacional a cada ano.

Isso é comparável ao impacto ambiental de 163 milhões de árvores ou da remoção de 2,5 milhões de carros das nossas estradas todos os anos. Produtos com menor teor de carbono incorporado permitem-nos ver esse impacto positivo mais cedo. Minimizam o custo do carbono e fazem com que o isolamento contribua mais para a descarbonização dos nossos edifícios.

Carbon Saved Equivalent To Planting Millions of Trees
Carbon Saving Equivalent to Removing Millions of Cars Off the Roads

Qual é o próximo passo?

Uma melhor compreensão da pegada de carbono do isolamento é importante, mas é apenas um passo no nosso caminho para o carbono zero.

Na Knauf Insulation não observamos apenas as mudanças no nosso setor; estamos a moldar ativamente o futuro. Embora as nossas soluções contribuam significativamente para a redução do carbono operacional, o processo de fabrico continua a ser intensivo em carbono. É por isso que estamos a fazer investimentos substanciais para reduzir a nossa pegada de carbono nos âmbitos 1, 2 e 3, como parte do nosso compromisso de reduzir o carbono incorporado dos nossos produtos em 15% até 2025.


Saiba mais sobre a nossa estratégia de sustentabilidade e o nosso roteiro para atingir emissões líquidas zero no nosso relatório anual de 2023.

 

 

1 Source: Eurima, Why Insulate? Why Renovate? With Mineral Wool Insulation

2 https://www.visualcapitalist.com/cp/projecting-europes-metro-population-growth-2021-2100/