Escola Massana - Centro de Arte e Design

Barcelona
Escola Massana - Centro de Arte e Design

O novo edifício da Escola Massana, obra do Atelier Carme Pinós, é composto por 11 mil metros quadrados distribuídos em seis andares, com espaços abertos e luminosos tanto nas salas polivalentes como nas oficinas, com terraços voltados para a Praça Gardunya e quase de frente para o mercado El Boquería. A sua construção permitiu enterrar a área logística do emblemático mercado, que ocupava toda a praça.

O centro, que ensina arte e design desde 1929, é constituído por uma série de volumes em movimento que respondem ao desejo de iluminar o edifício graças aos jogos de sombras, corpos suspensos e mudanças de escadas, além da criação de áreas de conexão direta dentro e fora.

A escola, que representa uma instituição de futuros artesãos e designers, é coberta com um material cerâmico de grande dimensão feito de forma artesanal e única, o que lhe confere um caráter único e emblemático. Dispõe de uma sala de conferências com acesso independente, que permite realizar atividades abertas ao público em horários e dias não escolares. 

Os recintos da série Soleal de Technal instalados estão em sintonia com os requisitos formais do edifício, melhorando o conforto de quem o utiliza. As portas e janelas instaladas são ideais para grandes fluxos, bem como o isolamento que proporciona um alto desempenho acústico e térmico ao todo.

A obra mereceu destaque na categoria Descobrir do Palmarés Architecture Aluminum Technal 2017. O júri destacou a vontade de fazer uma cidade, relacionar-se com o enredo de um centro histórico com uma geometria completa que também responde à complexidade da envolvente, com uma fachada que é testemunho da atividade que o edifício contém.

Escola Massana - Centro de Arte e Design
Escola Massana - Centro de Arte e Design
Client Atelier Carme Pinós
Aplicação Fachada Ventilada
Atelier de Arquitetura Atelier Carme Pinós
Construtora UTE Massana (Acciona-Copcisa)
Instalador Industrial Aluminier Technal García Faura