Estádio Johan Cruyff para o Barça

Barcelona
Estádio Johan Cruyff para o Barça

Um estádio de perfil assimétrico, com uma primeira tribuna de 1.000 espetadores e os restantes 5.000 repartidos nos diferentes níveis.

O projeto do mini estádio consolida-se como um conjunto icónico, vinculando-o ao clube, às suas cores e aos seus valores. O novo estádio para a segunda equipa e a seleção feminina do FCB estará localizado numa zona chave: a cidade desportiva Joan Gamper.

Contexto

O novo estádio significará um pólo de atração de atividade económica e social muito esperado para Sant Joan Despí. Localizado a apenas 30 minutos do estádio do Camp Nou na cidade de Barcelona, a mudança do mini estádio Johan Cruyff significa o primeiro passo para uma reestruturação do futuro complexo que se denominará "Espai Barça".

Materiais

O principal material do estádio é o aço, utilizado tanto na estrutura como nas coberturas e revestimento, e o cimento, presente nas fundações e embasamento. Foi utilizada o painel acústico ULTRACOUSTIC 7 que permite altas prestações acústicas em paredes divisórias interiores.

Cores, Valores e Design

As cores principais são, naturalmente, o azul e o grená. Outra questão importante refletida no design do Estádio Johan Cruyff são os valores do clube, refletidos em todas e cada uma das decisões do projeto: Humildade, Respeito, Esforço, Ambição e Trabalho em Equipa.

O estádio foi projetado para garantir que todos os lugares sejam cobertos e tenham um nível ideal de visibilidade. Para isso foram estudadas várias tipologias até chegar a uma solução ótima, que combina a ocupação total do perímetro sem evitar os cantos (semelhante aos estádios gregos) e a colocação da arquibancada de um lado para gerar uma volumetria assimétrica de grande caráter .

Este projeto de Batlle i Roig Arquitectes foi apresentado na última Bienal Internacional de Arquitetura da Argentina, pelo mestre internacional convidado: Joan Roig
.

Arquiteto Batlle i Roig
Instalador Grupo Zaragoza 2012 de Valencia
Superfície Construída 6.000 m2
Localização Sant Joan Despi, Barcelona, Catalunha, Espanha
Outras Entidades TECNICS G3 (proposta), ARCO FAÇADE (envolvente), BIS Estructures (estruturas), PGI Grup S.L. (instalações)