Hospital MUPRESPA

Madrid
Hospital MUPRESPA

HOSPITAL FRATERNIDAD MUPRESPA HABANA. UMA REFERÊNCIA NA SAÚDE, SUSTENTÁVEL E ENERGETICAMENTE EFICIENTE 

O Hospital Fraternidad-Muprespa Habana, situado no centro de Madrid, pretende ser um dos quatros hospitais mais sustentáveis do mundo e obter a certificação LEED, preparado para dar cobertura a 1.240.000 trabalhadores das 117.000 empresas associadas às "Mutuas Colaboradores" com a Segurança Social. Um hospital sustentável e energeticamente eficiente, com um objetivo de poupança de 44% no gasto energético, graças aos 600 m2 de painéis fotovoltaicos, 120 m2 de painéis solares térmicos e 600 m2 de cobertura vegetal.

 Certificação LEED
Certificação LEED
Um hospital sustentável e energeticamente eficiente

A componente envolvente responsável por garantir o isolamento térmico e acústico do edifício. O isolamento utilizado está muito acima do estabelecido pela norma e isto permite conseguir os créditos LEED que dizem respeito à eficiência energética. 

Um dos elementos mais característico do edifício, e que excede os padrões de um edifício convencional, é a envolvente; componente responsável de garantir o isolamento térmico e acústico do edifício. O isolamento utilizado está muito acima do estabelecido pela norma e isto permite conseguir os créditos LEED que dizem respeito à eficiência energética. Os valores de resistência ao ar, água, carga de vento, ruído e transmitância térmica, permitem comparar o nível de qualidade que se manteve no projeto e na construção do edifício.  

De fato, se há um aspeto em que o Hospital se destaca é a eficiência energética. Se tomarmos como base o chamado "edifício de referência", definido como aquele que simplesmente cumpre a legislação, sem fornecer melhorias adicionais, o Hospital de Fraternidad-Muprespa alcança índices de eficiência muito importantes: o Hospital poupa em 88% na climatização no inverno, em relação ao edifício de referência. Poupa 32% em iluminação interior e 69% em iluminação exterior. Poupa 52% em gás natural consumido na produção de AQS (Água Quente Sanitária).

Hospital MUPRESPA - fachada ventilada
Hospital MUPRESPA - fachada ventilada
Aplicação Fachada Ventilada
US Green Building Council Certificação LEED GOLD
Localização Paseo de la Habana 87 - Madrid