living-building-challenge
CONSTRUÇÃO SAUDÁVEL
LIVING BUILDING CHALLENGE

É uma filosofia, uma ferramenta de promoção e um programa de certificação que promove a medição mais avançada da sustentabilidade no ambiente construído.

Living Building Challenge é um programa internacional de certificação de edifícios sustentáveis, criado em 2006 pelo International Living Future Institute, sem fins lucrativos.

O Instituto descreve-o como uma filosofia, uma ferramenta de promoção e um programa de certificação que promove a medição mais avançada da sustentabilidade no ambiente construído. Pode ser aplicado ao desenvolvimento em todas as escalas, desde edifícios (tanto em construções novas como em renovações) a infraestruturas, paisagens, bairros e comunidades.

O compromisso do LBC é incentivar e construir edifícios com qualidades:

  • Regenerativas que conectam os ocupantes com a luz, o ar, a comida, a natureza e a comunidade.
  • Auto-suficientes: Os edifícios vivos produzem mais energia do que a que usam, enquanto recolhem e tratam toda a água no local. 
  • Saudáveis: Criam um impacto positivo nos sistemas humanos e naturais que interagem com eles. 
LBC-petalas

Desafio do Edifício Vivo está organizado em sete áreas de atuação chamadas Pétalas. Cada pétala é subdividida em Imperativos, que abordam problemas específicos através de requisitos detalhados.

A certificação avalia-se com base nas 7 categorias:

  1. Local;
  2. Água;
  3. Energia;
  4. Saúde;
  5. Materiais;
  6. Equidade,
  7. Beleza.

Se os imperativos de todas as pétalas forem cumpridos, consegue-se obter a certificação Living Building Challenge. Caso se cumpra apenas com alguns imperativos, pode-se obter certificação a nível das pétalas individuais e, no caso de se cumprir com a pétala de energia juntamente com outros imperativos, pode-se certificar como nZEB.

O Living Building Challenge pode ser aplicado a qualquer projeto no mundo e não está limitado por zonas climáticas.

Desafio do Edifício Vivo incentiva as equipas a pensar de forma integral para encontrar soluções que resolvam múltiplos problemas de uma só vez. Por exemplo: 

  • Os materiais devem ser não-tóxicos e de baixo impacto para satisfazer as necessidades da pétala dos materiais; 
  • Os projetos devem integrar a cultura local, os elementos biofílicos e a beleza para promover as conexões comunitárias e naturais.

A certificação de Living Building Challenge requer um desempenho real, em vez de previsto, demonstrado durante doze meses consecutivos.

O programa descreve uma estrutura de design que promove o padrão mais alto de sustentabilidade para o ambiente construído. Em vez de uma lista de verificação das melhores práticas atuais, o LBC inclui uma série de objetivos de desempenho que permitem que as equipas de projeto encontrem soluções de design criativas.

Para poder ser certificado, um edifício tem de cumprir com todos os imperativos atribuídos a uma tipologia.

O Living Building Challenge não é apenas uma certificação, é antes de tudo uma filosofia. O objetivo do Living Building Challenge é um mundo socialmente justo, culturalmente rico e ecologicamente restaurador. A certificação é baseada no desempenho real e não apenas em documentação ou simulações.
Emmanuel Pawels da Green Living Projects
quadro-resumo-living-building-challenge