economia-circular
Optimizar el uso de los recursos
ECONOMIA CIRCULAR

A indústria da construção civil utiliza metade de todos os novos recursos e gera mais do que um terço dos resíduos na União Europeia. A cadeia da construção tem imperativamente de parar e reverter esta tendência insustentável. Na Knauf Insulation estamos focados em utilizar melhor os recursos através da redução, reutilização e reciclagem.

SUCESSO RECICLADO

Três figuras chave destacam como o uso inovador de recursos está a ajudar a impulsionar o nosso sucesso na economia circular:

  • 85% dos materiais utilizados para criar o nosso ligante ECOSE de base biológica são derivados de materiais rapidamente renováveis.
  • Até 80% do vidro reciclado é utilizado na nossa Lã Mineral de Vidro com ECOSE Technology.
  • Desde 2010 reduzimos os nossos resíduos para aterro em 64,9%.

 

POUPANDO ENERGIA FUTURA

Hoje uma unidade de energia utilizada para produzir um produto típico de Lã Mineral de Vidro poupa 570 unidades na sua fase de utilização de 50 anos. Em 2008, uma unidade poupava 489 unidades – que corresponde a mais 16% hoje do que hà 10 anos atrás.

esquema-economia-circular

MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS SECUNDÁRIOS

Madeira sustentável: Os materiais da lã de madeira Heraklith são provenientes principalmente de madeiras do Conselho de Gestão Florestal (FSC), tratadas de forma sustentável.

Salvar árvores: No Reino Unido reduzimos o peso das nossas paletes de madeira em cerca de 2Kg por palete – salvando aproximadamente 5.000 árvores por ano.

Grandes fornecedores: Trabalhamos com os nossos fornecedores para garantir os materiais com a melhor qualidade provenientes de fontes sustentáveis e segundo os padrões da ISO 14001.

Vidro reciclado: A nossa Lã Mineral de Vidro é composta por 80% de vidro reciclado.

Nova Fábrica de Vidro: Uma nova instalação de reciclagem próxima da nossa fábrica no Reino Unido, em St. Helens, recicla anualmente 350 milhões de garrafas domésticas em isolamento. O empreendimento Knauf Insulation/Veolia irá também poupar cerca de 603.540 Km em transporte.

25% de rocha reciclada: Na nossa nova fábrica de Nova Bana, na Eslováquia, um quarto das matérias-primas utilizadas são constituídas por escória de aço reciclada.

FABRICO DE PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO

Energia reduzida: Em 2017 a nossa energia foi reduzida em 20,6% e as emissões de CO2 em 20,7%, comparativamente a 2010.

Zero desperdício: O nosso objetivo é reduzir os resíduos em aterro para zero em toda a nossa empresa até 2020. Desde 2010, reduzimos os nossos resíduos depositados em 64,9%.

Menos embalagens: Desde 2014 que usamos películas mais finas, reduzindo o desperdício do consumidor em 27%.

Padrões sustentáveis: Padrões Internacionais de Gestão nos locais de produção: ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 50001 (Gestão de Energia) e HSAS (Gestão de Saúde e Segurança).

ECONOMÍA CIRCULAR

RESÍDUOS DE FABRICO

Placa reciclada: Quando as placas multicamadas estão danificadas, cortamos e reciclamos os diferentes elementos.

TRANSPORTE

Distância reduzida: Reduzimos as distâncias de transporte. Por exemplo, na nossa fábrica em Tiumen, na Rússia, recorremos a fornecedores apenas a 30km de distância da fábrica e aumentámos o nosso armazém para reduzir as entregas.

Ganho em comboios: Na República Checa, trocamos as estradas pelo ferroviário e poupamos 424 toneladas equivalentes de CO2 nos primeiros 15 meses

VALORIZAÇÃO/POR PRODUTOS

Telhas: Em apenas três anos dobramos a quantidade de material secundário de fim de linha das nossas fábricas de Lã Mineral de Vidro, que está a ser reutilizado pela nossa empresa irmã Knauf AMF para produzir telhas.

Novelos de lã: O Thermo O46 Blowing Wool, produzido na nossa fábrica em Lannemezan, é criado a partir de Lã Mineral com ECOSE Technology em fim de vida.

CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Apoio Holandês: Apoiamos o Grupo De Groot Vroomshoop, uma empresa de construção pré-fabricada holandesa, reutilizando o desperdício de cortes do isolamento. O material é comprimido, valorizado e re-utilizado em isolamento secundário para tijolos.

Suporte de reciclagem: Utilizando guias online, trabalhamos com a Associação Europeia de Fabricantes de Isolamento para promover a reciclagem de Lã Mineral de edifícios que serão desconstruídos.

Reutilização de Isolamento: Na Nova Zelândia apoiamos um projeto que se dedica a isolar habitações utilizando pedaços desperdiçados em locais de demolição.

 Sucesso do sistema Sandwich: Um novo sistema de parede, o ECO-SANDWICH na Croácia, utiliza a nossa Lã Mineral com ECOSE Technology, juntamente com os resíduos da demolição reciclados.

Aparar: Nas nossas instalações de Skofja Loka, na Eslovénia, a fábrica reutiliza até 7% de aparas de Lã Mineral de Rocha devolvidas pelos clientes.

“Estamos a ver uma crescente consciencialização do que realmente faz um edifício sustentável. Os esquemas estão a colocar mais ênfase em todo o ciclo de vida dos edifícios – e nos produtos utilizados – e mais importância em questões como a economia circular, bem-estar, custo do ciclo de vida, uso da água, conforto e qualidade do ar interior. Até recentemente, o foco estava na fase de utilização de um edifício com, por exemplo, dados sobre o uso de água e energia. Agora, os dados sobre o impacto ambiental dos produtos da construção durante a sua produção, instalação e futura remoção são essenciais.”
Jean-Pierre Pigeolet, Gestor de Produtos e Construção Sustentável