
O nosso clima está a mudar. As temperaturas estão a subir e prevê-se que, sem mitigação, o calor extremo irá impactar 300 milhões de Europeus anualmente até 2100, resultando em 90.000 mortes.
A legislação atual centra-se, compreensivelmente, em manter os edifícios aquecidos no Inverno, mas precisamos urgentemente de abordar também os meses de Verão – e os Verões que se avizinham. O envelhecimento da população e a crescente urbanização tornaram-nos mais vulneráveis aos efeitos do sobreaquecimento. À medida que as temperaturas aumentam, os edifícios confortáveis de hoje podem tornar-se extremamente desconfortáveis para as gerações futuras.

Com 90% do nosso tempo passados em ambientes fechados, precisamos de priorizar o conforto térmico dos nossos edifícios durante todo o ano. Isso significa que precisamos de valorizar mais o isolamento.
Aqui estão as boas notícias: com design, construção, renovação e manutenção adequados, podemos criar Edifícios Melhores, com o poder de nos proteger de temperaturas extremas, 365 dias por ano. Isto precisa de começar agora, porque 80% dos edifícios que estarão ocupados em 2050 já estão a ser construídos e reabilitados hoje.
Precisamos de repensar o design dos edifícios
O isolamento é essencial para a criação de edifícios resistentes ao clima, mas é apenas uma peça do puzzle.
Existem muitos fatores que podem causar sobreraquecimento:

O conforto térmico durante todo o ano requer uma abordagem integral ao edifício:
Para alcançar um melhor conforto térmico, devemos primeiro criar um ambiente interno controlável. Só então os sistemas de aquecimento e refrigeração poderão funcionar de forma eficaz para manter a temperatura desejada.


Equilibre os ganhos solares
Com janelas e sombreamento otimizados para serem benéficos em todas as estações.

Considere a orientação do edifício
Posicione o edifício tendo em conta o vento e o pico de luz solar.

Controle a ventilação
Inclua sistemas que permitam que o calor seja eliminado ou recuperado.

Utilize massa térmica
Use massa térmica (como pedra ou betão), para ajudar a absorver os picos diários de temperatura.

Instale coberturas verdes
As cobertuas verdes oferecem refrigeração passiva no verão e isolamento térmico no inverno.

Faça a gestão dos ganhos de calor internos
Por exemplo, isolando canos de água quente.

Maximize o isolamento e a estanquidade
Crie um ambiente interno estável com transferência mínima de calor não controlada.
O ISOLAMENTO PRESERVA E PROTEGE
Independentemente da época do ano, criar a temperatura interior ideal torna-se virtualmente impossível se o calor for continuamente ganho ou perdido através da envolvente externa de um edifício.
Uma envolvente de edifício bem isolada preserva o ambiente interno, reduzindo a transferência de calor, mantendo o conforto térmico e protegendo os ocupantes dos efeitos do calor ou frio extremos. Saiba o que procurar no seu isolamento: