vivienda saludable
HABITAÇÃO SAUDÁVEL

A relação saúde-habitação está bem estabelecida e existem numerosos estudos que mostram que condições precárias de habitação causam problemas de saúde. Garantir um bom isolamento acústico é um investimento para a nossa saúde, amortizado desde o primeiro dia. Assim pode descansar e desfrutar de um ambiente confortável ao nível acústico.

No entanto, apesar da clara relação entre saúde e habitação, não há estudos suficientes para mostrar como uma melhoria nas condições da habitação têm um impacto positivo na saúde. Portanto, e como indicado pela Organização Mundial da Saúde, é necessário continuar a aprofundar a questão, a fim de obter as evidências necessárias que demonstrem como uma melhoria nas condições da habitação tem impacto na saúde das pessoas.Os estudos devem cobrir um período de tempo suficiente que torne possível observar as possíveis mudanças na saúde das pessoas, além de incluir casas ou áreas com diferentes níveis socioeconómicos. Apesar destas limitações, existem alguns estudos que relacionam a melhoria da eficiência energética das casas com a melhoria da saúde, particularmente no caso das temperaturas baixas. Além disso, não foram encontrados estudos em Portugal que quantifiquem economicamente  a associação entre a melhoria na saúde das pessoas e as condições ambientais das casas.

Na última década aumentou o interesse pela relação entre saúde e condições inadequadas de habitação, assim como pela reabilitação energética como medida de melhoria dessas condições.

O que causou este interesse?

Existem inúmeros estudos que estabelecem claramente como diferentes problemas ou patologias da habitação podem influenciar a saúde, aumentando ainda mais a mortalidade. Alguns desses problemas estão relacionados temperaturas baixas no inverno, altas temperaturas no verão, problemas de humidade e fungos, baixos níveis de qualidade do ar e altos níveis de ruído. Os estudos existentes mostram que as casas que sofrem de qualquer um dos problemas mencionados acima não são casos isolados, mas antes representam uma fração significativa de casas.

A situação atual em que nos encontramos a nível europeu é realmente preocupante, com cerca de 15% das habitações com problemas de humidade, 10% de fungos e 22% de problemas de ruído. Em relação à qualidade do ar, muitas cidades europeias excedem os limites da qualidade do ar exterior, o que afeta diretamente a qualidade do ar interior, além dos próprios poluentes internos.

O que pedimos à nossa casa? Que nos proteja das condições climatéricas externas e nos oferece segurança. É em nossa casa que temos que nos sentir mais confortáveis. Os três eixos principais são:

  • Conforto térmico (temperatura e humidade)
  • Conforto acústico
  • Qualidade do ar interior

Quando um destes três eixos, ou os três ao mesmo tempo, falham ou estão enfraquecidos, estamos expostos a uma situação de vulnerabilidade.

O objetivo principal é conseguir atingir estes níveis de conforto com o mínimo gasto de energia possível. Desta forma, otimizaremos os nossos recursos e minimizaremos o nosso impacto ambiental.

As principais causas de desconforto térmico e acústico:

  • Desenho arquitetónico não adequado.
  • Mau estado de conservação do edifício, devido a má construção ou falta de manutenção preventiva.
  • Falta ou insuficiente isolamento térmico e acústico na envolvente do edifício.
  • Incapacidade económica para manter a casa em temperatura adequada devido ao alto preço da energia e à diminuição da renda familiar.
patologias-vivenda-saúde

A tabela ao lado, elaborada por Joana Ortiz e Jaume Salom, do IREC, mostra de maneira genérica as principais causas e consequências existentes entre as condições ambientais da casa e a saúde das pessoas.

Existem vários estudos que mostram que viver em condições inadequadas tem consequências diretas na saúde das pessoas. Os problemas cardiovasculares e respiratórios são os mais comuns e podem ser causados por viver em condições de temperatura inadequada (frio e / ou calor) ou por problemas de humidade e baixa qualidade do ar interior.